Opinião | Premonição ou coincidência ao divulgar os casos confirmados da Covid-19 no município?

Você está visualizando atualmente Opinião | Premonição ou coincidência ao divulgar os casos confirmados da Covid-19 no município?
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de julho de 2020

Um fato na divulgação diária do boletim epidemiológico de Corumbá chamou a atenção, pelo menos de quem acompanha com precisão o que é divulgado. Na última segunda-feira (29), o boletim trouxe a informação de que o município havia atingido a marca dos 300 casos confirmados de contaminação pela Covid-19.

O número por si, já causou um forte impacto na cidade que em apenas um mês, viu os casos da doença aumentarem 630% com um salto de 48 casos para 313 (conforme a divulgação do boletim de terça-feira (30).

Mas justamente o boletim na segunda (29) e na terça-feira (30), fizeram com que questionamentos fossem levantados quanto a forma de divulgação e um suposto controle escalonado dos casos confirmados.

Isso porque, apesar de no diagnóstico principal a Secretaria de Saúde confirmar que o município na segunda-feira (29) apresentava os 300 casos, o mesmo boletim, já na parte dos gráficos que constam os dias em sequência, apresentava o número de casos que a cidade apresentaria somente na terça-feira (30).

Não para surpresa dos “atentos” aos detalhes, quando foi divulgado o boletim epidemiológico no final desta terça-feira, o número apresentado eram exatamente os 313, que, ou por descuido, ou pura coincidência, já havia sido deixado no gráfico do dia anterior.

A equipe de reportagem do Folha MS questionou o secretário de saúde Rogério Leite sobre a tal “coincidência” dos números e sobre a forma com que a secretaria divulga os resultados.

De acordo com ele, o município mantém uma base atualizada em tempo real e repassam os dados diariamente junto com resultados dos exames das testagens que estão sendo realizadas diariamente pela Empresa Vale em seus funcionários.

No entanto, ressaltou não ter encontrado as inconsistências apresentadas e questionadas nos boletins do dia 29 e 30 de junho, destacando que o objetivo das publicações é trabalhar com a maior transparência possível.

Confira aqui o boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular