Corumbá lança campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Você está visualizando atualmente Corumbá lança campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
  • Autor do post:
  • Post publicado:25 de novembro de 2019

Lançada nesta segunda-feira, 25 de novembro, em Corumbá a edição 2019 da campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A abertura foi durante reunião da Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência realizada na manhã de hoje no auditório do Sindicato Rural, na avenida General Rondon.

Os trabalhos são executados pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos. “É uma mobilização mundial, realizada em mais de 160 países. No Brasil começou em 2003. Em MS, a lei 4.784/2015 institui o dia 25 de novembro como Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra Mulher, inserindo no calendário oficial do Estado”, informou Wânia Alecrim, titular da Coordenadoria. “O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e avaliar avanços e retrocessos nas políticas públicas; as ações de enfrentamento e a eficácia da Lei Maria da Penha”, complementou a coordenadora.

“A Prefeitura de Corumbá tem preocupação constante com a questão, desenvolvemos ações o ano inteiro. Agora, com os 16 Dias de Ativismo, a Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, com todas as suas Coordenadorias, vamos enfocar nos avanços que tivemos nesta gestão com relação ao combate à violência contra a mulher”, disse a primeira-dama e secretária Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Amanda Balancieri Iunes.

A secretária destacou as conquistas de Corumbá e sua Rede de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher. “O Município tem avançado muito e somos referência. Implementamos a Patrulha Maria da Penha, o Dia Municipal de Combate ao Feminicídio e a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio; decreto e estruturação do CRAM. Temos leis e diversos mecanismos para combater esse tipo de violência”, frisou Amanda Iunes.”Foi um avanço imenso que tivemos”, completou. A campanha vai até 10 de dezembro, data em que se comemora Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A data de lançamento da campanha, neste 25 de novembro, marca a passagem do Dia Internacional do Combate à Violência Contra a Mulher, instituído durante Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999, com objetivo de promover reflexões sobre a situação de violência em que vivem milhares de mulheres espalhadas pelo mundo.

Os 16 dias de ativismo

Os movimentos feministas e de mulheres escolheram o período compreendido entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, como marco da campanha, justamente devido às quatro datas significativas na luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos, inseridas nestes 16 dias. A abertura marca o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres, celebrado em 25 de novembro. Já o encerramento, em 10 de dezembro, marca o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular