Polícia Civil e Vigilância Sanitária fecham local que vendia vacinas da gripe de forma clandestina em Corumbá

Você está visualizando atualmente Polícia Civil e Vigilância Sanitária fecham local que vendia vacinas da gripe de forma clandestina em Corumbá
Vacinas eram armazenas dentro de uma caixa de isopor
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de junho de 2019

Corumbá (MS)- Uma ação conjunta da Polícia Civil de Corumbá e a Vigilância Sanitária do Município, resultou no fechamento de um ponto que vendia de forma clandestina, vacinas contra gripe.

Os policiais chegaram até a casa localizada no bairro Universitário, após identificarem uma postagem feita na rede social, onde uma pessoa oferecia o produto. Depois de entrar em contato com o número que aparecia na postagem e pegar o endereço de entrega das doses, os policiais junto com a Vigilância Sanitária foram até o local onde encontraram as doses das vacinas armazenadas de maneira irregular.

vacina1
Local não tinha alvará e nem um responsável técnico pelo produto

Segundo informações, não havia um responsável técnico nem alvará de funcionamento para tal atividade. No local os policiais encontraram uma mulher de 52 anos, que negou estar comercializando as vacinas do tipo trivalente, e que os produtos seriam de uma médica de Aquidauana.

Ela informou ainda que estava armazenando o produto e que uma pessoa iria buscar no local para entregar à medica no dia seguinte. Apesar do anuncio feito em uma rede social coincidir com o mesmo local onde foram encontradas as doses da vacina, a mulher foi ouvida e liberada posteriormente.

A Polícia Civil informou que não foi lavrado fragrante pois não ficou comprovado que a mulher armazenava os produtos no intuito de venda. O caso foi registrado como crime contra a relação fé / consumo.

vacina3
Vacinas estavam sendo oferecidas em grupos do facebook

Grande procura

A procura por vacinas contra a gripe aumentou, após três pessoas serem diagnosticadas com o vírus em Corumbá, e virem a óbito, nos seis primeiros meses do ano. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cidade atingiu a meta de vacinação aos grupos classificados como prioritários e que as mortes ocorridas na cidade em decorrência do vírus, sempre estavam atreladas a fatores clínicos dos pacientes que ocasionaram baixa imunidade.

A vacinação chegou a ser liberada para população em geral com as doses restantes que acabaram ainda no primeiro dia de liberação. O município informou ainda que já solicitou Ministério da Saúde e para Secretaria Estadual de Saúde, doses extras para ampliar a vacinação na cidade, mas ainda aguarda posicionamento dos órgãos.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular