Jovem de 18 anos morre vítima de dengue hemorrágica em Corumbá

Você está visualizando atualmente Jovem de 18 anos morre vítima de dengue hemorrágica em Corumbá
Odailson Silva - Foto: Reprodução facebook
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de maio de 2019

Corumbá (MS)- Odailson da Silva, um jovem de 18 anos, foi a primeira vítima fatal da dengue em Corumbá neste ano de 2019. O rapaz que faleceu na última segunda-feira em decorrência de agravamentos de saúde, teve resultado positivo para contraprova da sorologia realizada após a sua morte.

Os dados foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com familiares do jovem, no domingo retrasado (21), Odailson se queixou de fortes dores de cabeça e apresentava quadro de febre.

Na semana seguinte os sintomas pioraram e ao procurar o pronto-socorro, a família foi informada que os sintomas seriam de suspeita de dengue.

Familiares informaram ainda que Odailson chegou a perder os movimentos do corpo antes de ser encaminhado para o CTI da Santa Casa onde não resistiu e veio a óbito.

Os primeiros exames feitos teriam descartado a morte por dengue, mas após ser solicitado um exame sorológico de contraprova com novas amostras, foi confirmado que Odailson morreu por conta de uma dengue hemorrágica.

Este foi o primeiro caso de morte por dengue confirmado em Corumbá em 2019. A vítima deixou uma filha de três meses de idade.

Ações de Combate

De acordo com a secretaria de saúde de Corumbá, o município tem reforçado as ações para combater a proliferação de focos de reprodução do mosquito transmissor.

Equipes de agentes de saúde estão percorrendo os bairros e casas com trabalho de prevenção e a cidade recebeu o reforço de carros fumacê, usado para aplicação de inseticida, mas o auxilio da população é fundamental para o controle e combate da doença.

Neste ano, em Corumbá, já foram realizadas cerca de 630 notificações de Dengue, 20notificações de Zika e 21 de Chikungunya, principalmente nos bairros: Centro, Cristo, Universitário, Popular Velha e Popular Nova.

Segundo último o boletim epidemiológico do Governo do Estado, divulgado na semana passada, dia 24, em todo o Estado, já foram confirmadas 14 mortes pela dengue.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular