O Startup Challenge 2024, realizado em Bonito nos dias 18 e 19, distribuiu R$ 1,6 milhão em prêmios para as quatro equipes vencedoras escolhidas durante o evento. Mais de 100 participantes de todo o Brasil se inscreveram. No total, competiram 38 projetos voltados à inovação no setor turístico.
O diretor-presidente da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul), Márcio Pereira, destacou o impacto do desafio para Mato Grosso do Sul.
“A participação de startups de várias partes do país mostra que Mato Grosso do Sul está se destacando nacionalmente como um centro de inovação. Iniciativas assim são fundamentais para fortalecer o empreendedorismo e estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas no turismo”, afirmou.
A iniciativa conta com o apoio do Sebrae e parcerias da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), por meio da Fundect, além da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur). Durante dois dias de avaliações, 10 projetos finalistas apresentaram soluções voltadas para o desenvolvimento do turismo local e nacional.
As equipes vencedoras foram:
1° lugar – Cham[a]tia (MS): Inteligência artificial para guiar turistas em tempo real via WhatsApp, oferecendo roteiros personalizados e informações sobre a cidade.
2° lugar – Tamandú (MS): Solução automatizada para o recrutamento de profissionais temporários no turismo, com processos simplificados via WhatsApp.
3° lugar – Compensei Sustentabilidade (MA): Sistema de descarbonização para o setor turístico, oferecendo ferramentas para monitorar e compensar emissões de carbono.
4° lugar – Bora (SP): Aplicativo interativo de educação ambiental e roteiros turísticos, com interface gamificada para engajar turistas em Bonito e outras regiões.
Inteligência artificial ‘made in MS’ quer turbinar o turismo
O projeto Cham[a]tia recebeu a maior nota dos jurados e ficou em primeiro lugar no desafio. A ideia é desenvolver uma comunicação via WhatsApp utilizando inteligência artificial e dados coletados nas cidades turísticas, com objetivo de promover uma experiência diferenciada aos viajantes, saindo dos roteiros tradicionais.
Auren Cavalcante, CEO do Cham[a]tia, espera que o apoio do Startup Challenge impulsione os negócios para todo o Brasil.
“É uma alegria imensa, não está cabendo no coração. Esse resultado vai ser para a gente alavancar ainda mais nossa solução e fazer a Cham[a]tia atender toda a área de turismo do Brasil”.
O evento foi encerrado com uma cerimônia de premiação na Vila Rebuá, em Bonito, com a presença de representantes de órgãos parceiros e do setor turístico.