Miranda (MS)- Um filhote de onça-pintada, chamado “Dakari”, foi registrado (veja no vídeo abaixo) se alimentando de um tatu-peba no Pantanal, na Fazenda Caiman, em Miranda, a 208 km de Campo Grande. O vídeo, feito pelo biólogo e guia de safári Rafael Del Petre, mostra a jovem onça, com apenas três meses, enfrentando dificuldades para carregar a caça, que tem quase o mesmo tamanho que ela.
Nas imagens, publicadas em sua rede social, o biólogo mostra o filhote que aparece lambendo e brincando com a carcaça. Segundo Rafael, o flagrante foi um momento raro, capturado durante um passeio na fazenda no dia 11 de outubro. “Foi um privilégio ver uma cena dessas”, comentou o biólogo.
O encontro com Dakari aconteceu próximo a uma carcaça deixada por Surya, mãe do filhote, monitorada pela equipe do projeto OnçaFari. Pouco depois, Dakari apareceu para se alimentar.
“Ele saiu da mata desconfiado e começou a comer e brincar com a carcaça”, relatou Rafael. Após cerca de 10 minutos, o filhote pegou a presa e a arrastou para dentro da mata.
Dakari é um sobrevivente dos incêndios que atingiram as regiões de Corumbá e Miranda neste ano, e, embora tenha apenas três meses, ainda não foi possível identificar seu sexo. Na semana anterior, o filhote já havia sido visto ao lado da mãe, Surya, em um momento de carinho e proteção.