A Marinha do Brasil (MB) participou, na primeira semana de setembro, de reuniões em Assunção, capital do Paraguai, para discutir o manejo estratégico da Hidrovia Paraguai-Paraná (HPP) e reafirmar o compromisso da Força Naval com a Segurança da Navegação neste importante canal para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de ambos os países. Durante a visita, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, entregou 34 cartas náuticas da Foz do Rio Apa a Assunção, que correspondem aos 542 quilômetros do trecho da hidrovia de soberania exclusivamente paraguaia.
Além do Comandante da Marinha, a comitiva brasileira, composta pelo Embaixador do Brasil no Paraguai, José Antônio Marcondes de Carvalho; pelo Comandante do 6⁰ Distrito Naval, Contra-Almirante Alexandre Amendoeira Nunes; e pelo Diretor do Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6), Capitão de Fragata Felipe Tangari; foi recebida, no dia 2 de setembro, pelo Presidente da República do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio Mburuvicha Róga.
Durante a reunião, foram discutidas a navegabilidade e a importância da HPP para a economia, além dos acordos estabelecidos entre Paraguai e Brasil sobre o tema. Foi entregue, de forma simbólica, a Carta Náutica 3300 “Da Isla Banco Morales à Bahía de Asunción”.
Para o Presidente Santiago Peña, “o Paraguai e o Brasil, que fazem parte deste recurso tão importante, necessitam ter uma visão de longo prazo, aproximadamente 50 anos, uma vez que a HPP é uma das hidrovias que possuem os maiores fluxos de comercialização em todo o mundo. Assim, as cartas náuticas entregues constituem um documento técnico de altíssimo valor para a Segurança da Navegação”.
No dia 3 de setembro, a comitiva brasileira foi recebida pelo Comandante da Armada do Paraguai (ARPAR), Vice-Almirante Lucio Benítez Escalante na sede do Quartel General do Comando da Armada do Paraguai, onde o Comandante da Marinha entregou as cartas náuticas, da Foz do Rio Apa a Assunção. Os dados para a elaboração das cartas foram levantados e analisados pelo CHN-6, por meio do Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, e as cartas produzidas pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).
O Comandante da Marinha destacou “ser imperioso reconhecer que, para garantir a segurança e a eficácia da navegação nessas vias, as cartas náuticas se destacam como instrumentos essenciais para salvaguarda dos recursos naturais e estratégicos que elas abrigam. A entrega das cartas náuticas reafirma, sobretudo, os laços históricos, estratégicos e fraternos que há décadas unem nações que compartilham estratégica hidrovia como meio de incremento comercial e cooperação mútua”.
Em agradecimento ao apoio contínuo do Brasil, o Comandante da ARPAR reiterou a parceria entre os países. “A HPP é uma artéria de extrema importância para a economia nacional. Buscamos ter uma aliança estratégica e que essa hidrovia esteja habilitada 365 dias por ano para garantir e fortalecer a economia e o comércio em toda ela. Esse gesto da MB, que sempre vem cooperando conosco, proporciona, além de campanhas hidrográficas, o intercâmbio entre as Forças”, destacou.
Cooperação Internacional
A Comissão SONDOPE (Sondagem Operativa), realizada pela MB em cooperação ao governo do Paraguai, visa obter informações estratégicas de navegabilidade do Rio Paraguai em território Paraguaio, a fim de garantir a Segurança da Navegação de navios brasileiros e de bandeira estrangeira, permitindo o tráfego das exportações e importações do Brasil e de países signatários pela hidrovia.
Anualmente, o Aviso Hidroceanográfico Fluvial “Caravelas”, embarcação subordinada ao CHN-6, percorre o Rio Paraguai para coleta de dados hidrográficos. Nas comissões, são utilizadas as Lanchas de Sondagem “Hotel” e “Joaninha”, as quais possuem capacidade para aquisição de dados batimétricos monofeixe. Após obtenção e processamento, militares do CHN-6 analisam e efetuam a geração dos elementos que subsidiarão a atualização e a confecção dos produtos náuticos da área de interesse. As cartas náuticas são disponibilizadas em versão eletrônica, de forma gratuita, aos navegantes no site do CHM.
“Com as mudanças devido às dinâmicas sazonais da HPP, torna-se necessária a atualização anual das cartas náuticas para a Segurança da Navegação. Este trabalho contínuo reflete o compromisso da MB em assegurar que o Rio Paraguai permaneça como via próspera e segura, vetor de desenvolvimento e progresso de ambos os países”, explicou o Diretor do CHN-6.
O que são Cartas Náuticas?
As Cartas Náuticas são documentos cartográficos que resultam de levantamentos de áreas oceânicas, mares, baías, rios, canais, lagos, lagoas, ou qualquer outra massa d’água navegável e que se destinam a servir de base à navegação; são geralmente construídas na Projeção de Mercator e representam os acidentes terrestres e submarinos, fornecendo informações sobre profundidades, perigos à navegação (bancos, pedras submersas, cascos soçobrados ou qualquer outro obstáculo à navegação), natureza do fundo, fundeadouros e áreas de fundeio, auxílios à navegação (faróis, faroletes, boias, balizas, luzes de alinhamento, radiofaróis, etc.), altitudes e pontos notáveis aos navegantes, linha de costa e de contorno das ilhas, elementos de marés, correntes e magnetismo e outras indicações necessárias à segurança da navegação.