Corumbá (MS)- Na noite de quinta-feira (29), três bolivianos foram flagrados transportando 3,100 kg de cocaína escondida em calçados durante uma operação de bloqueio da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal na saída de Corumbá.
Uma mulher de 39 anos e dois homens, de 31 e 43 anos, viajavam em um ônibus fretado de Corumbá para São Paulo–SP. Durante revista minuciosa no Posto Fiscal Lampião Aceso, os militares encontraram seis tabletes da droga nas solas dos tênis dos suspeitos, camuflados como palmilhas.
Confessaram que pegaram a droga em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, e pretendiam levá-la até São Paulo. O trio e a droga foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Corumbá.
Ação contra o crime organizado
A 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal intensificou as operações na região de fronteira desde novembro de 2023. Segundo informações divulgadas pelo Comando Operacional Oeste, a operação já apreendeu cerca de 16 toneladas de maconha, 1 tonelada de pasta base de cocaína e 600 quilogramas de cocaína, além de outros ilícitos. O valor estimado do prejuízo ao crime organizado é de mais de 115 milhões de reais.
A Operação Ágata Fronteira Oeste II visa defender e preservar a fronteira oeste do Brasil, combatendo o tráfico de drogas e outros crimes.