PF apreende 348 frascos de medicamentos contrabandeados em Corumbá

Você está visualizando atualmente PF apreende 348 frascos de medicamentos contrabandeados em Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:17 de abril de 2023

Corumbá (MS)- Agentes da Polícia Federal realizaram uma apreensão de 348 frascos de medicamento de origem estrangeira e sem registro de importação, durante fiscalização de rotina na BR-262 em Corumbá, na manhã deste domingo, 16 de abril.

Durante a ação, os policiais encontraram diversas caixas térmicas com medicamentos refrigerados em um veículo de transporte por aplicativo, e constatou que se tratava da medicação “Immune Globulin”, utilizada em tratamento de doenças autoimunes.

No entanto, ao ser questionado sobre a procedência do produto, o motorista não apresentou nenhum documento que comprovasse a origem e a regular importação do medicamento para o Brasil, com fortes indícios de que se trata de um medicamento contrabandeado e possivelmente falsificado.

Acompanhe as notícias do Folha MS também no Instagram 📷

 

 

A Polícia Federal iniciou uma investigação para identificar a origem e o destino dos medicamentos ilegais, e o motorista foi detido para prestar esclarecimentos.

Outros casos

Nos últimos três casos de apreensão de imunoglobulina na BR-262, dois deles ocorreram em menos de três semanas. Na primeira, no dia 31 de março em Miranda, a PRF apreendeu 193 caixas do medicamento, o que poderia ter gerado um lucro de até R$675 mil aos contrabandistas.

Já na segunda, na última quarta-feira (12), 250 frascos da mesma medicação foram apreendidos em uma fiscalização de rotina entre Terenos e Campo Grande, o responsável foi preso pela Polícia Federal.

Em novembro de 2022, a Operação Autoimune desmantelou um esquema de importação e comércio ilegal de medicamentos falsificados e de origem estrangeira que atuava em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e que movimentou cerca de R$ 4 milhões em 10 meses.