Mato Grosso do Sul se prepara para transformação digital com implantação da Infovia

No momento, você está visualizando Mato Grosso do Sul se prepara para transformação digital com implantação da Infovia
  • Autor do post:
  • Post publicado:6 de abril de 2023

Campo Grande (MS)- O Estado de Mato Grosso do Sul está prestes a passar por uma grande transformação com a implantação da Infovia Digital, um projeto que permitirá a democratização da informação e avanços em áreas como telemedicina, segurança pública por videomonitoramento e educação à distância.

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira (5), o Grupo Sonda apresentou ao governador Eduardo Riedel os avanços na implantação da rede de fibra óptica e a previsão da implantação de wi-fi gratuito ainda este ano em praças públicas da capital, como o Bosque da Paz e a Praça do Peixe.

Segundo o governador, a internet de alta velocidade é um projeto que representa um salto para o desenvolvimento do Estado e colocará Mato Grosso do Sul em um outro patamar em todas as políticas públicas.

“Estamos falando de segurança, educação, telemedicina. Aquilo que a gente imaginava há cinco anos está se tornando realidade”, afirmou Riedel.

A Infovia Digital permitirá a prestação de serviços de transporte de voz, dados e imagem por meio de uma infraestrutura de rede de fibra óptica de alta capacidade, interligando os 79 municípios do Estado de Mato Grosso do Sul e todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. Serão 6.950 Km de fibra óptica e wi-fi gratuito para 119 praças públicas.

Durante a reunião, o CEO Global do Grupo Sonda, Jose Orlandini, afirmou que tem “confiança absoluta no Estado” e que a parceria possibilitará um futuro tecnológico com telemedicina e avanços digitais na área de segurança e educação a distância. De acordo com o vice-presidente corporativo, Rivaldo Ferreira, com a implantação em fase avançada, Campo Grande deve ter entregas de serviços importantes até o fim de agosto.

O projeto é uma parceria entre o Grupo Sonda e o Estado de Mato Grosso do Sul, e já está em fase de execução, com instalação de fibra, equipamento e o Data Center em construção. A rede permitirá que a população tenha acesso à informação de maneira massiva e possibilitará ao Estado entregar serviços e benefícios que antes não eram possíveis.

Além do governador e representantes do Grupo Sonda, participaram da reunião membros da Secretaria Especial do EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas) e da Secretaria Executiva de Transformação Digital.