O ex-deputado federal de Mato Grosso do Sul João Grandão (PT) vai integrar a equipe de transição da Presidência da República. Os novos integrantes foram anunciados, nesta quarta-feira (16), pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília.
Grandão é o terceiro integrante de Mato Grosso do Sul na equipe responsável pela transição do governo Jair Bolsonaro para o governo Lula e vai atuar na parte de desenvolvimento agrário. O ex-deputado coordenou a campanha presidencial petista em Mato Grosso do Sul.
Duas mulheres são as outras sul-mato-grossenses na equipe de transição: a senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidenciável que apoiou Lula no segundo turno das Eleições 2022, está atuando na área de desenvolvimento social; e o outro nome é Aparecida Gonçalves, ex-secretária Nacional da Violência contra a Mulher.
Conhecido como João Grandão, João Batista dos Santos foi vereador em Dourados de 1997 a 1999, deputado federal de 1999 a 2007, primeiro suplente de deputado federal de 2007 a 2014 e deputado estadual entre 2015 e 2018. É filiado ao Partido os Trabalhadores desde 1992.