A chegada de uma nova massa de ar polar que se desloca para o Brasil, promete derrubar os termômetros em diversas regiões do país, e em Mato Grosso do Sul, a população deve se preparar para o dia mais frio do ano, segundo as previsões do Clima Tempo.
Desta vez, além das baixas temperaturas, a estimativa é de que a chuva, preceda a chegada dessa nova onda de frio pelo país. Especialistas explicam que a junção desses dois fatores climáticos, favorecem a permanência de um clima mais gelado por mais tempo.
A previsão é de que a massa de ar polar deva chegar ao estado a partir da madrugada de quinta-feira (9), já trazendo mudanças significativas aos termômetros, em especial na região centro-norte do estado.
O frio também deverá atingir a região serrana de Santa Catarina e do Paraná, interior de São Paulo e sudoeste de Mato Grosso.
Recordes negativos
Para quem gosta do clima mais gelado serão dias de grande satisfação, já para quem não gosta do frio, as notícias não são nada animadoras. A previsão é de que as temperaturas registrem dígitos negativos, incluindo em MS. Cidades como Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai e Dourados, devem registrar -1°C grau.
Nem mesmo as regiões consideradas mais quentes do estado como Corumbá, no Pantanal, irá escapar da “onda gelada” que se aproxima. Para região pantaneira, a previsão é de que os termômetros cheguem aos 4°C graus.
O ápice das baixas temperaturas deve ocorrer no próximo final de semana, fazendo o sábado e domingo do sul-mato-grossense um dos mais gelados do ano até aqui.
A grande queda de temperatura acontece antes mesmo do início oficial do inverno no Brasil que neste ano será a partir das 06h14 do dia 21 de junho e se estenderá até as 22h04 do dia 22 de setembro, quando é aguardada a chegada da primavera.