Corumbá (MS)- A Mobilização Nacional de profissionais de Educação teve adesão de praticamente todo corpo docente da rede pública municipal e estadual de Corumbá.
Na avaliação do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Corumbá, Gabriel Omar, o objetivo do ato foi demonstrar a atual situação de todos os profissionais que atuam na rede pública de ensino e a desvalorização da categoria que pede entre outras reinvindicações o cumprimento do piso do magistério em todas as redes escolares.
“Considero que a adesão foi muito boa, tanto no ato de rua quanto na paralisação das escolas das redes Municipal e Estadual. Os trabalhadores da Educação compreenderam que o dia é para que possamos fazer a reflexão de nossas condições de trabalho e apresentação pra toda sociedade de nossas pautas de reivindicações rumo à Educação Pública de qualidade, contextualizando a defesa de direitos já conquistados”, pontou.
O presidente do Simted destacou ainda que cerca de 15 escolas entre municipais e estaduais aderiram ao ato com a paralisação total das atividades, além da adesão parcial de outras unidades que tiveram profissionais mobilizados junto à categoria suspendendo assim parcialmente as aulas em praticamente todas as escolas públicas de Corumbá e Ladário.
“Claro que é importante que toda a categoria tenha consciência de classe e teremos que alertar nossos colegas que não paralisaram sobre a importância da mobilização e das reinvindicações, visto que nossas conquistas vêm de muita luta”, enfatizou o presidente do Simted, destacando ainda a grande adesão ao ato, apesar de profissionais relatarem pressão da Secretaria de Educação junto aos gestores.
Por volta das 08 horas da manhã, os profissionais participaram de um ato de protesto na região central da cidade onde pediam o cumprimento das reinvindicações e a valorização profissional de toda categoria de educadores e trabalhadores administrativos da educação.
Reinvindicações
- Cumprimento do piso do magistério 2022 (R$ 3.845,63 e 1/3 de jornada extraclasse) em todas as redes escolares.
- Regulamentação do piso salarial dos profissionais da educação (art. 206, VIII da Constituição Federal).
- Valorização dos planos de carreira, contratações por concurso público e contra a Terceirização na educação.
- Revogação do “Novo Ensino Médio” excludente e de formação minimalista dos estudantes.
- Contra a Militarização escolar, o home schooling (educação domiciliar) e a Lei da mordaça (Escola sem Partido).
- Gestão Escolar Democrática.
- Cumprimento do Plano Municipal de Educação.
- Valorização dos ADMINISTRATIVOS da Educação.