Motoristas fazem paralisação contra falta de manutenção em ônibus escolares de Corumbá

Você está visualizando atualmente Motoristas fazem paralisação contra falta de manutenção em ônibus escolares de Corumbá
  • Autor do post:
  • Post publicado:5 de setembro de 2022

Motoristas que fazem a condução de alunos na rota rural de Corumbá, cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira, 05 de setembro, em protesto contra a falta de manutenção dos ônibus escolares em Corumbá.

De acordo com informações, a ausência de uma manutenção periódica, tem acarretado problemas nos veículos, colocando em risco a integridade física dos alunos. Um áudio enviado à reportagem do Folha MS, demonstra a preocupação dos condutores com a situação.

“Vamos fazer essa paralisação para buscar o diálogo com o prefeito e resolver essa situação, também em solidariedade ao nosso companheiro que pega a BR, pois o veículo que está não tem iluminação nenhuma”.

A denuncia demonstra o risco em que alunos que utilizam o transporte escolar correm por meio do descaso da administração municipal com a manutenção periódica que deveria ser realizada nos ônibus.

Em contato com a Secretaria Municipal de Educação, a pasta negou que os veículos estivem com ausência de manutenção e afirmou que os mesmos são regularmente submetidos à manutenção, bem como prontamente reparados de quaisquer defeitos que se apresentem, inclusive, com a troca de peças quando necessário.

Ainda de acordo com a nota, os representantes dos motoristas, monitores, bem como representantes do SIMTED foram recebidos em reunião com a Secretaria de Educação para discutirem a situação.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Educação foi surpreendida essa manhã, 05 de setembro, pela paralisação de alguns motoristas do transporte escolar, os quais, ao contrário do que prevê a legislação em vigor (Lei 7.783/89), deixaram de comunicar a este Órgão, com pelo menos 48 horas de antecedência, acerca da intenção de paralisação das atividades, o que gerou transtornos para os alunos e familiares, configurando assim, a ilegalidade da paralisação.

Vale salientar que logo que tomaram conhecimento da paralisação, servidores desta Secretaria de Educação deslocaram-se para o paço municipal onde foi realizada reunião que contou com a presença destes, bem como dos motoristas e monitores que realizaram a paralisação e ainda de representantes do SIMTED.

Em citada reunião, foi questionado o motivo da paralisação, tendo os servidores justificado a mesma em alegada solidariedade a companheiro de trabalho que estava com ônibus com a parte elétrica traseira em mal funcionamento, o que segundo os motoristas decorria da ausência de reparos regulares nos veículos.  

O chefe do núcleo refutou referida alegação, haja vista que os veículos voltados ao transporte escolar são regularmente submetidos à manutenção, bem como prontamente reparados de quaisquer defeitos que se apresentem, inclusive, com a troca de peças quando necessário, o que pode ser comprovado através de relatório individual de cada veículo. Inclusive, esclarece que, semestralmente, esses veículos passam por vistoria obrigatória realizada por um engenheiro mecânico. Esse profissional emite laudo que é encaminhado ao Detran que, por sua vez, tem a função de emitir a autorização para circulação destes veículos. Sendo assim, destacamos que quaisquer alegações dos motoristas no sentido de que a frota não recebe manutenção ou reposição de peças não possui qualquer fundamento.

Outrossim, necessário rememorar que esses ônibus atendem regiões de difícil acesso e por isso apresentam necessidade de reparos com maior frequência e, para tanto, existe equipe de manutenção a postos para atender as demandas de forma imediata, o que pode ser confirmado pelos relatórios individuais supramencionados.

Os motoristas também realizaram reivindicações quanto à pretensão de aumento de seus salários, tendo esta Secretaria de Educação ressaltado àqueles que já recebem adicionais de 25% por trabalharem em área de difícil acesso, assim como hora-extra e produtividade.

Sobre a frota, imprescindível ressaltar que no início da atual gestão (ano de 2021), havia apenas 8 veículos para transporte escolar, ao passo que, atualmente, em razão do esmero dos gestores referida frota conta com 28 veículos de transportes escolar em condições de trafegabilidade, sendo que, ainda esse ano, mais 5 novos ônibus chegarão para reforçar a frota.

Diante de toda situação apresentada, que acarretou a perda do dia letivo, considerando a ilegalidade da paralisação realizada, esta Secretaria Municipal de Educação informa que promoverá a abertura de sindicância para apuração dos fatos, e, consequente, responsabilização dos causadores dos prejuízos experimentados.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular