Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta terça-feira, 21, o deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) apresentou indicação solicitando a realização de prova para arrais-amador em Albuquerque, Porto Esperança e Morrinho, distritos pertencentes a Corumbá. O pedido foi encaminhado o 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil em Ladário e para a Capitania Fluvial do Pantanal.
Em sua justificativa, o parlamentar lembra que, para a condução de uma embarcação de esporte e recreio, é obrigatório que o condutor seja devidamente habilitado pela Marinha como arrais-amador.
“Chegou a mim a informação de que mais de 40 moradores desses distritos têm interesse em tirar a carteira de habilitação de arrais para poder conduzir embarcações pelos rios do Pantanal. No entanto, eles não têm condições financeiras para se deslocarem até a sede da Capitania em Ladário e passar pelas etapas para obtenção da CHA”, explicou Evander.
Informe publicitário
A proposição busca reforçar a cultura marítima em Mato Grosso do Sul e proporcionar uma trafegabilidade mais segura pelos rios do Pantanal. “A qualificação profissional dos trabalhadores de embarcações vai contribuir para que a navegação aconteça de forma segura em nossos rios”, destacou o deputado pantaneiro.
Para tirar a habilitação na categoria arrais-amador, o interessado deve primeiro passar por curso de formação de 8 horas de duração. Depois, é submetido a uma prova teórica, composta por 40 questões, com exigência de 50% de acertos, no mínimo, para ser aprovado. A habilitação possui prazo de validade de 10 anos.
Informe publicitário