Brasília (MS)- Na manhã deste sábado (12), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, informou que 12 integrantes da delegação da seleção venezuelana que está no Brasil para disputa da Copa América, testaram positivo para Covid-19.
As contaminações atingem, segundo o documento, jogadores e membros da comissão técnica que permanecem assintomáticos e isolados em quartos individuais dentro do hotel que estão hospedados.
Eles estão sendo monitorados pela Conmebol e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde, equipe que pertence à Secretaria de Saúde do DF.
Na sexta-feira (11), a delegação da Venezuela já havia confirmado que o capitão da equipe, Tomás Rincón, não teria vindo ao Brasil para competição por apresentar sintomas gripais e “desconforto físico”.
Segundo informou reportagem do GE após a divulgação dos resultados dos testes positivos de grande parte da delegação venezuelana, a Conmebol teria mudado o regulamento da Copa América, retirando o limite de cinco substituições de atletas na lista final de convocados para que os mesmos possam ser substituídos.
No entanto, a Federação Venezuelana de Futebol não confirmou a troca entre os atletas relacionados. A Venezuela está no mesmo grupo do Brasil que estreia neste domingo na competição.
O comunicado
“Secretaria de Saúde do Distrito Federal informa que, na noite de sexta-feira (11), foi notificada pela Conmebol, de que 12 membros da delegação da seleção de futebol da Venezuela, incluindo jogadores e comissão técnica, testaram positivo para Covid -19.
Todos estão assintomáticos, isolados em quartos individuais e seguem monitorados pela equipe da Conmebol e pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), da Secretaria de Saúde”