Após 14 anos, Brasil e Argentina voltam a se encontrar na final da Copa América

Você está visualizando atualmente Após 14 anos, Brasil e Argentina voltam a se encontrar na final da Copa América
  • Autor do post:
  • Post publicado:7 de julho de 2021

Depois de 14 anos, Brasil e Argentina voltarão a se enfrentar em uma final de CONMEBOL Copa América. No próximo sábado (10), no Maracanã, os dois maiores rivais do futebol sul-americano se encontram na grande decisão do torneio continental.

A última vez que os dois países estiveram frente a frente na decisão da Copa América foi na edição de 2007. Na Venezuela, o Brasil superou a Argentina por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, para conquistar a sua oitava Copa América.

Duas das mais tradicionais equipes da história da Copa América, Brasil e Argentina somam 23 títulos (14 da Argentina e nove do Brasil) e 25 vice-campeonatos (14 da Argentina e 11 do Brasil). No entanto, muito por conta do formato original da competição, as duas seleções só se enfrentaram em três finais propriamente ditas de Copa América.

A primeira delas foi em 1937, quando Brasil e Argentina terminaram com a mesma campanha nos pontos corridos e precisaram fazer uma partida de desempate. Depois de um 0 a 0 no tempo regulamentar, os argentinos fizeram dois gols na prorrogação e levaram o título com uma vitória por 2 a 0.

O milagre de Lima

Após essa decisão, as duas seleções chegaram a ocupar os primeiros lugares do pódio, mas só voltaram a jogar uma final mesmo quase 70 anos depois. Foi em 2004, no Estádio Nacional de Lima, no Peru, que Brasil e Argentina fizeram uma das mais marcantes finais da história da Copa América.

A Argentina saiu na frente aos 21 minutos de jogo, com Delgado, e viu o Brasil empatar ainda nos acréscimos da primeira etapa. O relógio já marcava 42 do segundo tempo quando Delgado fez o gol que parecia dar o título aos argentinos. Eles só não contavam com a estrela e o talento de Adriano Imperador, que aproveitou sobra na área no último lance da partida para deixar tudo igual. Nos pênaltis, Júlio César brilhou e o Brasil garantiu o título com uma vitória por 4 a 2.

O triunfo em Maracaibo

Três anos depois, nova final de Copa América entre Brasil e Argentina. Desta vez, a decisão foi em Maracaibo, na Venezuela, e reuniu duas equipes em momentos bem diferentes. A Argentina havia vencido todos os seus seis jogos na competição, com um total de 16 gols marcados. O Brasil, por sua vez, tinha um time contestado por parte da torcida e precisou dos pênaltis para eliminar o Uruguai na semifinal.

Mas quando a bola rolou para a decisão, a Seleção Brasileira se impôs e construiu uma vitória categórica na Venezuela. Com gols de Júlio Baptista, Ayala (contra) e Daniel Alves, o Brasil aplicou um sonoro 3 a 0 sobre a argentina e levou para casa sua oitava Copa América.

brasilxargentina2

Esta final será, portanto, a quarta entre Brasil e Argentina na história da Copa América. Quem será que leva o título? Qual história será contada dessa vez? Todos saberemos no próximo sábado (10), a partir das 21h, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular