Chefe do Estado-Maior acompanha ações da Operação Ágata em Corumbá

No momento, você está visualizando Chefe do Estado-Maior acompanha ações da Operação Ágata em Corumbá
Foto: Divulgação
  • Autor do post:
  • Post publicado:16 de setembro de 2020

Corumbá (MS)- Desencadeada na última segunda-feira (14), a Operação ágata XII, recebeu nesta terça-feira (15), a visita de uma comitiva de autoridades que visitaram as ações que estão sendo desenvolvidas na região Oeste.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação do 6º Distrito Naval, esteve presente em Corumbá e presenciou o trabalho dos militares que participam das ações.

A visita se iniciou no Navio­Transporte Fluvial Almirante Leverger, subordinado ao Comando da Flotilha de Mato Grosso (Comflot), com a apresentação das ações fluviais realizadas pela Força Naval Componente da Operação ao longo do Rio Paraguai e embarque na Lancha de Operações Ribeirinhas Excalibur II.

Em seguida, a comitiva deslocou-se à área de operação da Força Terrestre Componente, no Posto Lampião Aceso, localizado na BR­262. No local, foram apresentadas as atividades realizadas nos Postos de Bloqueio de Controle de Estrada distribuídos nas regiões de Corumbá, Ladário, Porto Murtinho, ao longo da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul.

Estiveram presentes na visita, o Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; Comandante de Operações Terrestres, General de Exército José Luiz Dias Freitas; Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alípio Jorge  Rodrigues da Silva; Comandante Militar do Oeste (CMO), General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva; Chefe de Operações Conjuntas do Estado­Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar; Comandante do 6º Distrito Naval, Contra­Almirante Sergio Gago Guida; Comandante da ALA 5, Brigadeiro Luiz Cláudio Macedo Santos; entre outros militares.

A Operação tem por objetivo principal desenvolver a interagência das forças armadas em conjunto com os demais membros das forças de segurança. Nas ações desenvolvidas na região, estão sendo empregados cerca de 800 militares meios navais, aéreos e terrestres da Marinha do Brasil e do Exército Brasileiro, além de integrantes da Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria   de   Estado de Justiça e  Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar, Polícia   Militar Ambiental e Polícia Civil.