Desde o início da pandemia, a Vale tem adotado uma série de medidas para proteger a saúde de seus empregados e promover um ambiente de trabalho seguro, especialmente para aqueles que estão presencialmente nas operações.
Essas medidas funcionam como barreiras de proteção, para verificar o estado de saúde do empregado, desde o momento que ele sai de sua casa para trabalhar.
Conheça as principais medidas:
- Preenchimento de checklist diário para autodiagnostico.
- Medição de temperatura dos empregados na entrada das unidades.
- Distribuição de máscaras.
- Distanciamento social nos ônibus, restaurantes e demais dependências da empresa.
- Higienização permanente dos postos de trabalho e ambientes.
- Manutenção de um contingente mínimo de pessoas nas operações, para evitar aglomeração.
- Afastamento de empregados com doenças crônicas.
- Home office para atividades não operacionais.
- Adoção de quarentena para empregados sintomáticos detectados por meio do checklist.
- Aplicação de testes rápidos, para verificar se o empregado teve contato com o vírus.
Saiba mais sobre a testagem:
No último dia 25, a Vale começou a fazer testes para detectar a Covid- 19 em todos os seus empregados próprios e também nos trabalhadores de empresas que prestam serviços e estão nas operações. O teste rápido sorológico é capaz de apontar se a pessoa teve contato com o vírus, mesmo sem apresentar sintomas. A medida permite que as pessoas sejam orientadas quanto a quarentena, isolamento social e demais cuidados necessários, o que contribui para evitar a disseminação do vírus na comunidade.
A testagem é considerada pela Organização Mundial de Saúde uma das mais eficientes linhas de defesa contra a doença. Após os testes, a equipe de saúde da empresa comunica os resultados aos órgãos competentes.
Além de todas as medidas que a Vale tem adotado para aumentar o nível de segurança para seus empregados, a empresa tem contribuído significativamente com os governos e a sociedade no combate à pandemia. Conheça algumas dessas iniciativas:
- Doação de 5 milhões kits de testes rápidos ao Governo Federal.
- Pacote de ajuda a fornecedores de quase R$ 1 bilhão em um mês. E antecipação de R$ 945 milhões em pagamentos. No total, o pacote para fornecedores beneficiou 2.139 pequenas e médias empresas no último mês.
- Investimento de USD 1 milhão, em colaboração com o Hospital Israelita Albert Einstein e a Rede Mater Dei de Saúde e startups, para escalar soluções para o combate a COVID-19.
- Doação de 1,7 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Santa Casa de Corumbá, hospital que atende pelo SUS os municípios de Corumbá e Ladário. Além disso, 8,4 mil kits de testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus também foram repassados para a instituição.