Frente fria avança e muda o tempo em Mato Grosso do Sul a partir de domingo

Frente fria queda de temperatura em MS
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de agosto de 2025

A estabilidade atmosférica provocada por um sistema de alta pressão segue predominando em Mato Grosso do Sul até a noite deste sábado (2), mantendo o tempo seco, sem chuvas e com céu com poucas nuvens em todo o território estadual. Conforme informou o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), esse bloqueio inibe a formação de nebulosidade, prolongando os dias de calor e contribuindo para a queda da umidade relativa do ar.

Os índices de umidade continuam baixos, variando entre 15% e 35%, o que configura situação de atenção, segundo o Cemtec. Diante disso, são recomendadas medidas como hidratação constante, uso de umidificadores e evitar atividades sob o sol nos horários mais quentes do dia. As temperaturas também seguem elevadas, com mínimas entre 11°C e 25°C e máximas podendo ultrapassar os 35°C, especialmente nas regiões pantaneira e sudoeste.

Em Campo Grande, os termômetros devem marcar entre 16°C e 22°C nas manhãs e atingir até 33°C durante a tarde. Já nas regiões sul, cone-sul e Grande Dourados, as temperaturas variam de 11°C a 32°C. O bolsão, o leste e o norte do Estado apresentam mínimas entre 12°C e 19°C e máximas de até 35°C.

Os ventos, segundo o Cemtec, sopram do quadrante norte com intensidade de 30 km/h a 50 km/h, podendo alcançar velocidades superiores em pontos isolados. No entanto, o cenário deve começar a mudar no período entre a tarde e a noite de sábado (2), com previsão de aumento de nebulosidade e possibilidade de pancadas de chuva nas regiões sul, sudoeste e sudeste do Estado.

Para domingo (3) e segunda-feira (4), o avanço de uma frente fria combinada ao transporte de ar quente e úmido cria condições para instabilidades mais intensas. De acordo com o Cemtec, cavados e áreas de baixa pressão favorecem a formação de nuvens carregadas e chuva em várias regiões do Estado. Há risco de tempestades localizadas, acompanhadas de ventos fortes e raios, com acumulados acima de 30 milímetros em 24 horas, principalmente no sul, sudoeste e sudeste.

Com a chegada da frente fria, as temperaturas devem cair gradualmente, sobretudo nas manhãs da próxima semana. As mínimas previstas para o sul, cone-sul e Grande Dourados ficam entre 14°C e 18°C, com máximas entre 19°C e 28°C. No Pantanal e sudoeste, as mínimas variam de 17°C a 23°C e as máximas de 22°C a 31°C. No bolsão, leste e norte, a previsão é de mínimas entre 14°C e 19°C, com máximas que não devem passar de 32°C. Para Campo Grande, são esperadas mínimas entre 16°C e 20°C e máximas de até 30°C. Além da mudança na temperatura, a direção dos ventos também será alterada. Conforme previsão do Cemtec, as rajadas que hoje sopram do norte passarão a vir do sul a partir de segunda-feira, podendo atingir velocidades entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de rajadas ainda mais intensas

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram