Wagner Moura conquista prêmio de melhor ator em Cannes por “O Agente Secreto”

wagner moura
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de maio de 2025

O talento do ator brasileiro Wagner Moura foi reconhecido no Festival de Cannes com o prêmio de melhor ator por sua atuação no filme “O Agente Secreto“. A conquista marca um momento histórico para o Brasil, já que é a primeira vez que um ator do país recebe a premiação. O filme também consagrou Kleber Mendonça Filho como melhor diretor desta edição do festival.

A Palma de Ouro, principal prêmio do evento, foi para “A Simple Accident”, do diretor iraniano Jafar Panahi. A conquista carregou forte emoção, considerando a trajetória marcante do cineasta, que foi preso, condenado e proibido de fazer filmes e viajar nos últimos anos, devido ao seu cinema contestador.

o agente secreto Wagner Moura

No palco da premiação, Kleber Mendonça Filho recebeu o prêmio em nome de Wagner Moura, que não pôde estar presente devido às filmagens de “11817”, de Louis Leterrier.

Em seu discurso, Kleber expressou sua admiração pelo colega: “Eu fui muito, muito sortudo de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele é um grande ator e uma ótima pessoa. Eu o amo muito e espero que O Agente Secreto traga muitas coisas para ele.

“O Agente Secreto”, exibido no último domingo em Cannes, foi recebido com 13 minutos de aplausos de pé. A imprensa francesa elogiou o filme como “virtuoso” e “espetacular”, e veículos como a BBC já o incluem nas previsões para o Oscar 2026.

wagner moura
Kleber Mendonça Filho foi premiado como melhor diretor

Anteriormente, o longa já havia sido reconhecido como o melhor filme do festival pelo júri da Fipresci e conquistado o Prix des Cinémas Art et Essai. A atriz Juliette Binoche presidiu o júri que concedeu este último prêmio.

A premiação em Cannes é a quinta participação de Kleber Mendonça Filho no festival, em 2019 ele já havia sido laureado com o Prêmio do Júri por “Bacurau”. Seus filmes anteriores, “O Som ao Redor”, “Aquarius” e “Retratos Fantasmas”, também foram exibidos no festival, mas foi com “O Agente Secreto”, que ele alcançou o inédito prêmio de melhor diretor, somando-se ao reconhecimento de seu protagonista.

arte whats2 Wagner Moura