MS lidera vacinação contra gripe no Brasil com quase 600 mil doses aplicadas

Vacinação contra a gripe
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de maio de 2025

Mato Grosso do Sul se destacou nacionalmente na campanha de vacinação contra a gripe ao alcançar, até o dia 21 de maio, a aplicação de 596.575 doses da vacina em grupos considerados mais suscetíveis à doença. O desempenho coloca o estado na liderança entre todas as unidades da federação na proteção dos públicos prioritários.

A cobertura já atinge 38,93% da meta voltada a crianças, idosos e gestantes, conforme levantamento da Rede Nacional de Dados em Saúde, do Ministério da Saúde. A Secretaria Estadual de Saúde divulgou os dados nesta quinta-feira (23).

Na sequência do ranking de vacinação aparecem os estados do Paraná e de Santa Catarina. O Rio de Janeiro ocupa a última posição da lista. Em 2025, o Mato Grosso do Sul recebeu do Ministério da Saúde 1.221.420 doses da vacina contra a Influenza, e todas já foram distribuídas aos municípios.

vacinação contra gripe
MS lidera vacinação contra gripe no Brasil com quase 600 mil doses aplicadas

Para reforçar a imunização em locais e horários alternativos, o governo estadual destinou R$ 825 mil aos municípios do interior e R$ 140 mil para Campo Grande, com objetivo de custear as ações locais e garantir o pagamento dos profissionais envolvidos.

Embora os esforços estejam concentrados nos públicos de maior risco, a vacina está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. Entre os grupos com prioridade estão profissionais da saúde, mulheres no pós-parto, professores da educação básica e superior, indígenas, pessoas em situação de rua, membros das forças de segurança e das Forças Armadas, além de caminhoneiros, trabalhadores dos Correios, do transporte coletivo e do setor portuário.

vacinacao drive SES e CBMS 5 scaled vacinação contra gripe

Também têm preferência no atendimento pessoas com deficiências permanentes, doenças crônicas ou condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas entre 12 e 21 anos.

📸Acompanhe também o Folha MS no Instagram

arte whats2 vacinação contra gripe