Projeto de Lei quer transformar Carnaval de Corumbá em patrimônio cultural do Estado

Você está visualizando atualmente Projeto de Lei quer transformar Carnaval de Corumbá em patrimônio cultural do Estado
Regulamento foi entregue aos representantes das agremiações
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de março de 2020

Campo Grande (MS)- O deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) apresentou projeto de lei que institui como patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul o Carnaval de Corumbá e inclui a festa no Calendário Oficial de Eventos do Estado. O PL foi lido na sessão parlamentar desta quarta-feira, 11, da Assembleia Legislativa, e segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

A Constituição Federal denomina como patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

A inventariação e classificação dos bens culturais leva a que sejam desencadeados mecanismos de proteção a esses mesmos bens, quer no que diz respeito à sua manutenção e conservação, quer à sua eventual alienação ou alteração.

“Tornar o carnaval corumbaense patrimônio cultural vai determinar sua salvaguarda, garantindo sua continuidade e preservação, de forma a assegurar que as gerações futuras conheçam seu passado, tradições, história, costumes, cultura e identidade”, afirmou Evander.

A proposta ressalta que o carnaval de Corumbá é uma das mais expressivas manifestações culturais da cidade e da região, que desempenha uma função importante para o desenvolvimento da região e incentivo à economia local.

evander1
Projeto foi apresentado pelo Deputado Evander Vendramini

“Somente em 2020, o carnaval corumbaense movimentou cerca de R$15 milhões a mais na economia local. Para muitas pessoas, a festa é uma grande oportunidade de gerar empregos e aumentar a renda. Além disso, o carnaval promove o turismo e incrementa atividades como de restaurantes, redes hoteleiras e outros setores da economia”, apontou.

Deputado Evander Vendramini

O parlamentar lembra que o Carnaval de Corumbá é a maior festa popular do centro-oeste brasileiro, responsável por manter e divulgar a cultura e tradição daquele município.

“A população corumbaense ama e vive o carnaval. É a folia mais organizada do Estado, com a Liga Independente das Escolas de Samba e a Liga Independente dos Blocos Oficiais. Como notadamente essa festa multiplica e potencializa os valores investidos pelo Poder Público, ela conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e da Prefeitura Municipal de Corumbá”, argumentou.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular