Órfãos do feminicídio passam a ter atendimento especializado em Mato Grosso do Sul

Abuso_infantil
  • Autor do post:
  • Post publicado:27 de outubro de 2022

O governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sancionou na última segunda-feira, 24 de outubro, o projeto de lei 92/2022 de autoria do Deputado Evander Vendramini (Progressistas), que estabelece princípios norteadores para a criação de políticas públicas voltadas ao atendimento especializado aos Órfãos do Feminicídio em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A lei foi publicada no Diário Oficial do Estado.

O objetivo da proposição é assegurar aos órfãos do feminicídio proteção integral e o direito humano das crianças e dos adolescentes de viver sem violência, preservando sua saúde física e mental, seu pleno desenvolvimento e seus direitos específicos na condição de vítimas ou testemunhas de violência no âmbito de relações domésticas, familiares e sociais, resguardando-os de toda forma de negligência, discriminação, abuso e opressão, na forma que dispõe o art. 2º da Lei Federal 13.431/2017.

Dentre os princípios, estão o acesso aos programas de governo relativos aos direitos à educação, à assistência social, à saúde, à alimentação, à moradia, proteção integral e prioritária dos direitos das crianças e dos adolescentes, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Também prevê o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, por intermédio dos respectivos órgãos compententes, o atendimento especializado e por equipe multidisciplinar e o acolhimento como dever e norteador do trabalho dos serviços públicos e conveniados implicados no fluxo de atendimento.

“Apesar de o Estado já possuir abrigos institucionais para o atendimento da criança e adolescente, por meio do Plano de Atendimento Individual e que abrange todos esses menores de idade, a minha intenção, com este novo projeto, é justamente estabelecer princípios norteadores para que o órgão estadual responsável observe quando atuar no atendimento especificamente ao órfão de vítima de crime de feminicídio, que também se torna vítima em razão da perda da figura materna”, avaliou Evander.

evander 1
Projeto de lei foi apresentado pelo Deputado Evander Vendramini

De acordo com o texto publicado, consideram-se órfãos do feminicídio as crianças e os adolescentes dependentes de mulheres assassinadas em contexto de violência doméstica e familiar ou flagrante menosprezo e discriminação à condição de mulher, nos termos que dispõe a Lei Federal nº 13.104, de 9 de março de 2015, Lei do Feminicídio.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular