Os secretários de Fazenda dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal definiram, por ampla maioria, a unificação da alíquota de ICMS em 20% para remessas postais e expressas importadas pelo Regime de Tributação Simplificada (RTS). A decisão foi tomada durante a 47ª Reunião Ordinária do Comsefaz, realizada em Foz do Iguaçu (PR), nos dias 5 e 6 de dezembro.
A nova alíquota entra em vigor em 1º de abril de 2025, respeitando os princípios da anterioridade e da “noventena”. Segundo o secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul, Flávio César, a medida busca alinhar a tributação sobre importações ao modelo aplicado a bens comercializados no mercado interno.
🚀𝑷𝒂𝒓𝒕𝒊𝒄𝒊𝒑𝒆 𝒅𝒐 𝒈𝒓𝒖𝒑𝒐 𝑽𝑰𝑷 𝒅𝒐 𝑭𝒐𝒍𝒉𝒂 𝑴𝑺 𝒆 𝒓𝒆𝒄𝒆𝒃𝒂 𝒂𝒔 𝒏𝒐𝒕𝒊́𝒄𝒊𝒂𝒔 𝒆𝒎 𝒑𝒓𝒊𝒎𝒆𝒊𝒓𝒂 𝒎𝒂̃𝒐 📣
“Queremos garantir a isonomia competitiva, promovendo o consumo de produtos nacionais e fortalecendo o setor produtivo interno. Essa medida também estimula a geração de empregos, diante da crescente concorrência com plataformas internacionais de e-commerce”, destacou Flávio.
Implementação e contexto
A uniformização considera as alíquotas modais já praticadas pelos estados. Nos casos em que as alíquotas estaduais sejam inferiores a 20%, a mudança dependerá de aprovação pelas Assembleias Legislativas.
O Comsefaz, que coordena a integração entre as Secretarias de Fazenda dos estados e do Distrito Federal, destacou em manifesto que a medida reforça o compromisso com o desenvolvimento do mercado interno e contribui para uma tributação mais justa em um cenário globalizado.
![Estados decidem aumentar alíquota do ICMS para compras online de importados 2 Alíquota do ICMS para 20% sobre produtos importados](https://agenciadenoticias.ms.gov.br/wp-content/uploads/2024/12/1X7A8856-730x480.jpg)
Além de promover a integração fiscal entre os estados, o comitê atua na formulação de ideias para uma Reforma Tributária, visando simplificar e modernizar o modelo tributário, fomentar investimentos e impulsionar o crescimento econômico do país.