Incentivos fiscais recebidos pela JBS em MS entram em questionamento após secretário usar avião ligado à família Batista

O uso de uma aeronave ligada à família Batista por Rodrigo Perez, secretário de Governo de Mato Grosso do Sul, levantou questionamentos sobre a moralidade do deslocamento, já que empresas do grupo mantêm negócios beneficiados por incentivos fiscais concedidos pelo Estado. Perez foi registrado carregando malas ao desembarcar do avião em Campo Grande, no feriado de 7 de setembro.

O episódio foi levado à Polícia Federal pelo deputado estadual João Henrique Catan (Novo) e pelo ex-deputado federal Fábio Trad (PT), ambos candidatos ao Governo de Mato Grosso do Sul. Os dois pediram informações sobre quem disponibilizou e pagou pelo voo, além da origem, destino e finalidade da viagem.

A aeronave é um Embraer Phenom 300, matrícula PS-VFA, pertencente ao Bradesco Leasing e operada pela VLBM Participações Ltda. A empresa tem integrantes da família Batista entre os sócios, além de Aguinaldo Gomes Ramos Filho, presidente da J&F. O avião não está registrado em nome da JBS.

A ligação empresarial, no entanto, ocorre em um momento em que a JBS, controlada pela J&F, mantém operações em Mato Grosso do Sul e participa de programas estaduais de incentivo fiscal. No Frango Vida, a empresa pode receber crédito presumido de ICMS de 32%, percentual que chega a 50% conforme as regras do programa. A JBS Aves, em Caarapó, está entre as participantes.

É justamente essa combinação que Catan e Trad questionaram à PF. Os candidatos não afirmaram que a JBS pagou pelo voo ou que houve irregularidade, mas pediram que sejam identificados os responsáveis pelo deslocamento e esclarecido por que um secretário de Estado utilizou a aeronave durante o feriado.

Até a publicação, o Governo de Mato Grosso do Sul não havia informado a origem e o destino do voo nem esclarecido se a viagem tinha caráter oficial. Também não havia explicado a presença de um homem que aparece nas imagens acompanhando Perez e que seria ligado à segurança da Governadoria.

PUBLICIDADE

Veja também