Frente fria avança e pode provocar a onda de frio mais intensa de 2026 em Mato Grosso do Sul
Mato Grosso do Sul entrou na rota de uma frente fria que avança pelo Centro-Sul do Brasil nesta segunda-feira (22) e deve provocar mudanças significativas nas condições do tempo ao longo da semana. Além da possibilidade de chuvas e tempestades em diversas regiões, a previsão aponta para uma forte queda nas temperaturas, com potencial para a onda de frio mais intensa registrada no Estado em 2026.
O sistema frontal é impulsionado por uma massa de ar polar de grande intensidade e já começou a atuar sobre o Sul do País. Conforme a MetSul Meteorologia, a instabilidade alcança áreas de Mato Grosso do Sul ainda nesta segunda-feira, avançando também sobre Mato Grosso, Rondônia, Acre e parte da região amazônica.
A passagem da frente fria mantém um padrão considerado incomum para junho, período normalmente marcado por tempo seco em grande parte do Centro-Oeste. A previsão indica ocorrência de chuva em diversos municípios sul-mato-grossenses, acompanhada de possibilidade de tempestades isoladas.
Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam alerta para chuva intensa em grande parte do território estadual. A instabilidade ocorre antes da chegada da massa de ar polar que deve provocar queda acentuada das temperaturas a partir da metade da semana.

Em Campo Grande, a máxima prevista para esta segunda-feira é de 25°C. Entre os municípios com temperaturas mais elevadas aparecem Corumbá, Coxim e Paranaíba, com máximas de até 31°C. Camapuã e Três Lagoas devem registrar 29°C, enquanto Aquidauana pode atingir 28°C.
Já em Anaurilândia, a previsão é de máxima de 27°C. Dourados deve chegar aos 26°C. Nas cidades localizadas na faixa de fronteira e na região sul do Estado, os termômetros permanecem mais baixos. Porto Murtinho e Iguatemi têm previsão de máxima de 22°C. Em Ponta Porã, a temperatura não deve ultrapassar os 20°C.
Frio ganha força após a chuva
Depois da passagem da frente fria, o avanço do ar polar deve alterar o cenário climático em Mato Grosso do Sul. A expectativa é de que as menores temperaturas sejam registradas entre quarta-feira (24) e sexta-feira (26).

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), a massa de ar frio poderá provocar a incursão mais intensa do ano sobre o Estado. Há possibilidade de geadas em algumas localidades, especialmente nas regiões sul e sudoeste.
A MetSul destaca que o sistema tem trajetória continental, característica que favorece a propagação do ar frio para áreas extensas do território brasileiro. Além de Mato Grosso do Sul, a queda de temperatura deve atingir São Paulo, Mato Grosso, sul de Goiás, Triângulo Mineiro, Rondônia e Acre.
Nos estados do Sul, centenas de municípios poderão registrar temperaturas próximas ou abaixo de 0°C entre o fim da semana e o próximo sábado (27). Em parte da Amazônia, o fenômeno conhecido como friagem também deve ser observado.
