Serra do Amolar realiza primeira queima prescrita com brigadas comunitárias e Prevfogo
Primeira queima prescrita na serra do Amolar ocorreu na segunda-feira 15 com 24 brigadistas em ação coordenada pelo Prevfogo e Ecoa para reduzir combustível antes da seca
A primeira queima prescrita na região da Serra do Amolar, no Pantanal sul-mato-grossense, foi executada na segunda-feira 15 com a participação de 24 brigadistas e sob condições meteorológicas consideradas seguras. A operação integra o Manejo Integrado do Fogo coordenado pelo Prevfogo do Ibama e teve como objetivo principal reduzir o material combustível antes do período de estiagem para proteger o bioma, as comunidades locais e a biodiversidade.
Mesmo com céu nublado em parte do dia, os parâmetros climáticos medidos permaneceram dentro dos limites adotados pelos protocolos de segurança. Fernanda Cano, gestora ambiental da Ecoa responsável pelo acompanhamento das brigadas voluntárias e pelo monitoramento climático na região, “Essas condições se mostraram favoráveis à realização da queima prescrita e da atividade proposta. Esse monitoramento é fundamental, pois, caso os parâmetros se invertessem, temperatura acima de 30°C, umidade abaixo de 30% e vento acima de 30 km/h, o cenário se tornaria desfavorável, elevando o risco de perda de controle do fogo”.
Ação integra cronograma de cinco brigadas comunitárias
A operação mobilizou uma equipe composta por 12 brigadistas comunitários formados pela Ecoa e parceiros e por outros 12 brigadistas do Prevfogo do Ibama. Além da queima prescrita, as equipes têm realizado abertura de aceiros, roçadas e capacitações como medidas preventivas previstas pela Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. A programação abrange cinco brigadas do Pantanal entre 13 e 27 de junho, incluindo Amolar, Binega, Paraguai Mirim, São Lourenço e Ilha do Baguari.
Roberto Carlos de Arruda conhecido como Beto chefe da brigada comunitária local e proprietário de uma pousada na região destacou a importância da ação para a proteção do território e da comunidade, “A gente sabe que o fogo sempre vem queimando. Então, temos que prevenir antes para não acontecerem esses incêndios que todo ano atingem a região. Muitas vezes o fogo vem de outras áreas e entra para o nosso lado”.
Em novo registro Beto acrescentou que a prática amplia a segurança para moradores e para a conservação ambiental, “Com essa queima prescrita vamos proteger mais o nosso território. É importante para a comunidade da Serra do Amolar. Se a gente não deixar queimar uma árvore, é uma vida que está protegida”.
De acordo com a Ecoa esta é a primeira vez que uma queima prescrita na área do Amolar contou com participação direta de brigadas comunitárias, o que amplia a integração entre moradores e órgãos responsáveis pela prevenção e combate a incêndios florestais. André Luiz Siqueira diretor institucional da Ecoa considera que a atuação conjunta entre Prevfogo brigadas comunitárias Corpo de Bombeiros e organizações da sociedade civil fortalece a capacidade de prevenção do Pantanal.
As ações ocorrem em um cenário de alerta para o bioma que nos últimos anos sofreu com episódios extremos de seca e fogo. Especialistas e órgãos ambientais apontam o manejo preventivo como uma das principais estratégias para proteger comunidades atividades econômicas e a biodiversidade pantaneira.

