PUBLICIDADE
CBF conclui as instalações da tecnologia do impedimento semiautomático

Técnicos instalando câmeras e equipamentos do impedimento semiautomático em estádio
PUBLICIDADE



Instalação nos 19 estádios da Série a foi concluída e agora a tecnologia do impedimento semiautomático entra em fase de integração técnica com o VAR e treinamentos

A Confederação Brasileira de Futebol concluiu a instalação dos equipamentos necessários ao uso do sistema do impedimento semiautomático em todos os 19 estádios da Série A do Campeonato Brasileiro, informou a entidade.

Os dois últimos locais a receberem os ensaios foram o estádio do MorumBIS, onde o São Paulo atuou como mandante, e o Mineirão, casa do Cruzeiro. Os testes ocorreram no final de semana durante as partidas entre São Paulo e Botafogo e entre Cruzeiro e Chapecoense.

Com os equipamentos instalados e testados, a tecnologia passou para uma nova etapa que envolve a integração com o VAR. Nesta semana, instrutores de VAR da CBF participam de reuniões com a Genius Sports, empresa responsável pela instalação do sistema semiautomático no Brasil, para conhecer a tecnologia e alinhar a operação nas partidas.

Netto Góes, Diretor de Arbitragem da CBF, detalhou o cronograma e as ações de capacitação. “Iniciamos agora uma nova fase da implantação do impedimento semiautomático que é o contato dos árbitros com a tecnologia. Toda a equipe CBF PRO, instrutores e diretoria da arbitragem da CBF estão envolvidas. Vamos iniciar os treinamentos, as ações relacionadas a essa capacitação e ao longo de junho e julho teremos treinamentos com os árbitros que irão atuar dentro desse programa. Com todos ajustes realizados, com toda a tecnologia do VAR e do semiautomático integrada, com os profissionais da arbitragem treinados e orientados, teremos o início do impedimento semiautomático no futebol brasileiro”

Durante o período de integração, 72 árbitros da categoria PRO CBF receberão treinamentos para adaptação e controle das decisões. O último estágio do processo será direcionado exclusivamente aos árbitros de VAR, para o alinhamento final entre o uso dos dois sistemas.

O presidente da Comissão de Arbitragem da CBF destacou os ganhos esperados com a tecnologia e comemorou o avanço das instalações. “O impedimento semiautomático está em uso nas principais ligas e a tecnologia agiliza na tomada de decisão final por parte da arbitragem.Também teremos um ganho no tempo de bola em jogo e uma informação melhor para quem estará acompanhando as partidas. Passamos por um trabalho complexo de instalação dos equipamentos, com muitas áreas envolvidas, clubes e federações. E agora estamos perto da liberação para o uso. Teremos um impacto positivo na arbitragem”

Para permitir a integração entre o VAR e o sistema semiautomático, serão instalados softwares e equipamentos de integração adquiridos pela Hawk-Eye, que opera a tecnologia do VAR no futebol brasileiro. Netto Góes comentou sobre esses testes finais. “São softwares, equipamentos de integração, adquiridos pela Hawk-Eye que trabalha junto com a Genius neste processo entre as duas tecnologias. Teremos novos testes a partir desse equipamentos, testes finais para o uso o sistema integrado antes da liberação”

A nota com os detalhes foi publicada pela CBF no site oficial https://www.cbf.com.br/a-cbf/noticias/arbitragem/a/cbf-conclui-as-instalacoes-da-tecnologia-do-impedimento-semiautomatico

PUBLICIDADE



Veja também