Circula Cultura MS inicia temporada em Sonora e percorre municípios de MS

news 175107 1774530079

O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Cultura, abriu nesta semana a programação do Circula Cultura MS 2026 em Sonora com o espetáculo O Grandioso Mini Cirquim nas Arábias da Companhia Circo do Mato, apresentado na segunda-feira, 23 de março, no Parque da Cidade, e que reuniu um público expressivo para marcar o início de uma série de apresentações que percorrerão municípios do estado.

Eduardo Mendes, diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, representando o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ressaltou a relevância da iniciativa para ampliar o acesso cultural no interior. “Essa iniciativa, viabilizada por meio de um do plano nacional, possibilita levar cultura aos nossos municípios. O que o público vai assistir aqui só seria possível em teatros ou espaços que nem sempre existem nas nossas cidades, como Sonora, e é por isso que estamos tão felizes de realizar esse projeto, de começar esse projeto hoje. É para vocês, para que possam se divertir e vivenciar a cultura” A fala foi proferida durante a cerimônia de abertura, que contou com autoridades e comunidade local.

Anderson Lima, diretor executivo da Flor e Espinho Teatro, organização responsável pela execução do projeto, destacou a escala e o impacto para os artistas e o calendário cultural do estado. “Serão mais de 100 apresentações em toda a programação e 40 municípios contemplados, o que representa um marco para o nosso estado e para nós, artistas. É uma grande conquista. Agradeço a todos os envolvidos por tornarem possível esse momento tão especial, que certamente ficará marcado no calendário cultural de Mato Grosso do Sul” A observação ressalta a ambição e a abrangência da proposta em 2026.

José Vicente Schaefer, o “Ratinho”, chefe de gabinete da Prefeitura e representando a prefeita Maria Clarice Ewerling, registrou agradecimentos às instituições que viabilizaram a noite de estreia. “Agradecemos a todas as instituições envolvidas na realização dessa noite tão especial, por proporcionar para a gente um momento tão especial. Muito obrigado mesmo.” A presença da administração municipal simbolizou a articulação entre governo estadual e prefeituras locais.

Jo Composano, diretor municipal de Cultura de Sonora, comemorou a escolha da cidade para abrir a programação e apontou a receptividade do público. “É uma alegria sermos escolhidos como a primeira cidade a receber esse projeto tão bonito. Que seja a primeira de muitas vezes. Sonora está de portas abertas para iniciativas como essa, que fortalecem a cultura e valorizam os talentos do nosso estado. Temos grandes artistas e é isso que mostramos aqui hoje” O pronunciamento reforçou o compromisso do município com ações culturais itinerantes.

A participação de moradores reforçou o alcance comunitário do projeto e a novidade do formato para localidades menores. “Está sendo muito legal. É a primeira vez que acontece algo assim em Sonora, e é muito bom. Eu nunca tinha assistido teatro ou circo desse jeito” contou a operadora de trator Francisca Duarte, que levou a filha de quatro anos para a apresentação, destacando o efeito do evento para famílias locais.

Após a estreia em Sonora, a programação seguiu na terça-feira, 24 de março, em Coxim com a mesma apresentação da Companhia Circo do Mato, e na quarta-feira, 25 de março, em Alcinópolis com o Grupo Casa apresentando o espetáculo Grandes Miudezas do Pantanal, ampliando a circulação pela região norte do estado.

A programação da semana contempla ainda apresentações em outras cidades, com destaque para sexta-feira, 26 de março, em Figueirão onde o Grupo Casa exibirá Grandes Miudezas do Pantanal; no sábado, 27 de março, em Camapuã a artista Liz Natália Sória apresentará Aquele, Aquela, Menos Elas; e no domingo, 28 de março, em Rio Verde de Mato Grosso novamente com Liz Natália Sória e o espetáculo Aquele, Aquela, Menos Elas.

O Circula Cultura MS é financiado pela Política Nacional Aldir Blanc do Governo Federal e operacionalizado pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura e da Fundação de Cultura de MS, com produção da Flor e Espinho Teatro.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também