Rede Estadual registra posse de 17 professores e reforça quadro efetivo
Dezessete novos professores tomaram posse e passam a compor o quadro da Educação em Mato Grosso do Sul, elevando o total de convocados e efetivados a 1.190 até fevereiro de 2026, segundo informações da Secretaria de Estado de Educação.
O movimento de nomeações integra um processo que atendeu demandas específicas das 352 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino e visa fortalecer a continuidade do trabalho pedagógico, favorecendo o planejamento e o vínculo com os estudantes.
Compromisso com a ampliação do quadro
O secretário de Estado de Educação, Hélio Daher, celebrou a conclusão de mais uma etapa de chamada dos aprovados.
“A ampliação do quadro efetivo, com a chamada dos aprovados no último concurso, foi um compromisso firmado e cumprido pela atual gestão”
O secretário também destacou a importância da ampliação além do previsto inicialmente e projetou efeitos no médio prazo para a rede.
“É garantia de continuidade no trabalho realizado pela REE com qualidade, fruto de um planejamento de longo prazo, focado no atendimento aos estudantes da nossa Rede”
Trajetórias e expectativas dos empossados
Jéssica Caroline de Moura, 28 anos, que atuava como professora de Biologia temporária na Rede Estadual, aguardava a efetivação com expectativa pela possibilidade de aprofundar projetos escolares.
“Sinto que todo esforço valeu a pena e estou feliz pela efetivação e a chance de se dedicar ainda mais aos estudantes e aos projetos da rede”
Mariomar Rezende Jr, 47 anos, formado em Educação Física, retornou aos estudos para prestar concurso após longa carreira profissional e avaliou a posse como marco de evolução.
“É uma conquista que chega depois de 25 anos em uma carreira onde sempre é possível evoluir e fazer mais pelos nossos alunos”
Lennon Vinícius, 29 anos, professor de História que atuava como temporário na Rede, considerou a efetivação uma virada de página pessoal e profissional.
“É uma nova etapa na minha vida e a chance de continuar oferecendo o melhor que posso para a comunidade escolar”
Robert Ribeiro, 33 anos, com dez anos de experiência no ensino privado em História, ressaltou o impacto da estabilidade na organização de sua vida e projetos futuros.
“Agora, fico mais tranquilo para organizar meus planos de futuro em uma profissão que escolhi para a vida”
Eliane de Assis Gonçalves, 53 anos, professora de Língua Inglesa com 24 anos de atuação na rede privada, comentou a busca por projetos de longo prazo na rede estadual.
“Amo o que faço e venho para oferecer a mesma dedicação e compromisso com os alunos na rede estadual”
A coordenadora pedagógica de lotação, Sergia Cristina de Arruda, ressaltou a dimensão coletiva das nomeações ao destacar ganhos em estrutura e condições de trabalho.
“Vivenciamos cada nomeação como uma grande conquista para o professor e para as escolas”
A abertura do concurso SAD/SED/Professor/2022 havia previsto 722 vagas, mas o número de aprovados convocados foi ampliado diante das necessidades das unidades escolares e alcançou 1.190 efetivações até fevereiro de 2026, com validade do certame prorrogada até 29 de junho de 2026, conforme informações oficiais da SED.
Nos últimos quatro anos, mais de 1,1 mil profissionais foram efetivados para atuar em todo o estado, o que, segundo a secretaria, tem reflexo direto no cotidiano das escolas e na segurança institucional da Rede Estadual.
O processo de nomeação seguiu critérios de necessidade das unidades e pretende dar sustentabilidade às ações pedagógicas em curso, garantindo continuidade aos planejamentos escolares e o fortalecimento dos vínculos entre docentes e estudantes.
As informações sobre as convocações e os dados estatísticos foram divulgadas pela Secretaria de Estado de Educação, em texto assinado por Gilberto Junior, SED, com imagens registradas por Cid Nogueira.

