Revitalização da Colônia Paraguaia em Dourados está na reta final
O governador Eduardo Riedel vistoriou as intervenções de revitalização do clube social da Colônia Paraguaia em Dourados, empreendimento financiado pelo Estado com investimento de R$ 1,8 milhão e que já se encontra em fase final.
A visita ocorreu em clima de confraternização, com música típica, chipa, sopa paraguaia e a recepção calorosa dos moradores da comunidade.
Durante a vistoria o governador percorreu as áreas reformadas e destacou o compromisso com a iniciativa. “Tínhamos o compromisso em fazer esta obra. Fiquei impressionado já na entrada, com a linda fachada. Vamos fazer um esforço para concluir o trabalho, colocar ar condicionado e assim entregar este equipamento tão importante”
Em outro momento da agenda o governador ressaltou a influência da cultura paraguaia na formação do estado e a necessidade de valorizá‑la. “Temos os costumes, cultura, culinária, e a música que ganhamos do Paraguai. Temos que agradecer por toda contribuição deles para nossa história, celebrar a cultura paraguaia”
O que foi executado
O escopo da obra incluiu a construção de nova fachada da sede, reforma da cozinha, atualização dos banheiros, recuperação do palco e dos camarins e intervenções no salão principal. Além disso a sede recebeu ampliação para abrigar novas bilheterias e outras melhorias estruturais.
O presidente da associação da Colônia Paraguaia, Celino Ramos, avaliou o desfecho do trabalho como um marco para a comunidade e para a região. “Momento único para nossa Colônia, que ganhou uma restauração e ampliação completa. A obra chega na fase final e o espaço está lindo. Momento importante e tão sonhado por todos nós. Uma estrutura moderna para atender a comunidade de toda região”
Conforme informações de Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS, a intervenção busca oferecer conforto e acessibilidade, além de melhores condições para a realização de eventos culturais, sociais e comunitários que preservem e difundam a identidade paraguaia em Dourados e arredores.
As imagens da vistoria e do avanço das obras são de Álvaro Rezende/Secom-MS.

