Ministério declara emergência ambiental para incêndios no Pantanal até dezembro de 2026
A medida, estabelecida pelo Ministério do Meio Ambiente, abrange diferentes regiões do país com foco no Mato Grosso do Sul devido ao cenário climático
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou uma portaria na última sexta-feira, dia 26, que oficializa um cronograma de estado de emergência ambiental para combater incêndios florestais. A decisão visa proteger diversas áreas do país, com atenção especial ao Pantanal sul-mato-grossense, onde o período de alerta se estenderá de abril a dezembro de 2026. A iniciativa responde a um cenário climático preocupante, impulsionado pela influência do fenômeno El Niño, que intensifica o risco de queimadas devido a temperaturas elevadas e irregularidade nas chuvas.
Embora o Brasil tenha registrado uma redução de 36% na área total queimada em janeiro de 2026 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, os dados para o Pantanal mostram uma realidade inversa. O bioma sofreu um aumento de 323% nas áreas afetadas pelo fogo no primeiro mês do ano, atingindo 38 mil hectares. Esse número, conforme o Monitor do Fogo do MapBiomas, coloca o Pantanal como o segundo bioma mais impactado do país no período, ficando atrás apenas da Amazônia. No total, o Brasil somou 437 mil hectares queimados em janeiro.
A portaria, assinada pela ministra Marina Silva, detalha os períodos de emergência ambiental para outras regiões de Mato Grosso do Sul. Nas áreas Centro-Norte e Sudoeste, o alerta vai de abril a novembro de 2026, enquanto na porção Leste do estado, a vigência é de março a novembro. A influência do El Niño deverá intensificar o risco de incêndios não apenas no Pantanal, mas também no Cerrado e na Mata Atlântica, impactando diretamente Mato Grosso do Sul com temperaturas mais altas e chuvas irregulares.


