Trump convida Lula para integrar conselho da paz que irá supervisionar Gaza

news 159573 1768962058

O presidente dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira que convidou o presidente brasileiro para integrar um Conselho da Paz que terá a missão de supervisionar o Comitê Nacional para a Administração de Gaza, órgão que, conforme anunciado pela Casa Branca, ficará responsável pela reconstrução do território palestino.

Questionado por uma jornalista durante uma coletiva em que fez um balanço do primeiro ano de seu segundo mandato, Trump respondeu sobre o convite a Lula.

“Eu convidei. Eu gosto dele. Lula terá um grande papel no conselho da paz de Gaza”

O Comitê Nacional para a Administração de Gaza foi apresentado pela Casa Branca na semana passada como parte da segunda fase de um plano de paz iniciado em outubro do ano passado sob mediação norte-americana, que permitiu um suposto cessar-fogo nos ataques, apesar de relatos de continuidade de bombardeios e tiroteios conforme integrantes de agências das Nações Unidas que atuam na região. Fontes oficiais informaram que a reconstrução do enclave, praticamente destruído nos últimos anos, enfrenta um cenário humanitário extremo, com mais de 68 mil mortos.

Até o momento o Palácio do Planalto não indicou se o chefe do Executivo aceitará participar do colegiado. O Ministério das Relações Exteriores confirmou o recebimento do convite no último fim de semana por meio da Embaixada do Brasil em Washington.

Além do Brasil, outros chefes de Estado receberam semelhantes convites. O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou a carta de Trump em suas redes e se declarou honrado com a oportunidade, enquanto o presidente do Paraguai, Santiago Peña, agradeceu a convocação em postagem na rede social X. Líderes da Turquia, da Europa e do Egito também teriam sido contatados.

Em comunicado divulgado na última sexta-feira, o governo Trump descreveu a composição inicial do grupo que governará Gaza, incluindo o enviado norte-americano para o Oriente Médio, Steve Witkoff, o secretário de Estado Marco Rubio, o genro do presidente Jared Kushner e o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair. Conforme o texto oficial, este comitê executivo irá refletir as diretrizes definidas pelo Conselho da Paz.

Foi anunciada ainda a formação de um segundo comitê executivo, com autoridades de perfil tecnocrático da Turquia e do Catar, mas até agora nenhum representante palestino foi indicado para integrar essas estruturas de governança.

Relatos publicados por veículos estrangeiros apontaram para a existência de um rascunho de estatuto do conselho que sugeria a exigência de US$ 1 bilhão para garantir assento permanente aos países convidados, informação que foi negada pela Casa Branca conforme reportagem da agência Reuters.

O anúncio provocado reação dentro de Israel. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu criticou a iniciativa, avaliando que o comitê executivo “não foi coordenado com Israel e contraria a política do país”.

Em paralelo ao episódio, o presidente Lula fez críticas públicas ao modo de agir do líder norte-americano em meio a um novo ciclo de tensões entre Trump e autoridades europeias por discussões envolvendo a Groenlândia. Durante cerimônia de entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida no Rio Grande do Sul, o presidente brasileiro chamou atenção para o uso das redes sociais por Trump e fez observações sobre o tema.

“Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter?”

“É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala ainda o que ele falou”

Ao criticar o uso excessivo de dispositivos, Lula destacou que não permite a entrada de pessoas com celular em seu gabinete.

PUBLICIDADE


andorinha

Veja também