O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aprovou a cela especial destinada ao ex-presidente Jair Bolsonaro no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O espaço, segundo informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, foi adaptado com paredes brancas, ar-condicionado e televisão, e já está pronto para receber o ex-mandatário, que atualmente cumpre prisão domiciliar.
A vistoria foi feita por Moraes por meio de imagens, e o ministro considerou o local adequado às condições especiais exigidas para um ex-chefe do Executivo. A expectativa é que a transferência ocorra na próxima semana, após a análise dos embargos de declaração apresentados pela defesa, que questionam pontos da condenação.
Possível retorno à prisão domiciliar
Apesar da preparação da cela, ministros próximos a Moraes avaliam que Bolsonaro deve permanecer apenas algumas semanas na Papuda. A defesa já articula um pedido para restabelecer a prisão domiciliar, alegando questões de saúde. Situação semelhante ocorreu em maio de 2025, quando o ex-presidente Fernando Collor obteve o benefício após ser condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. Desde então, cumpre pena em casa, monitorado por tornozeleira eletrônica, após descumprir medidas cautelares em outro processo.
Além da condenação principal, o ex-presidente também é alvo de um inquérito por coação no curso do processo, aberto a pedido de Moraes. A investigação apura supostas articulações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) para pressionar autoridades brasileiras e buscar apoio do governo de Donald Trump em sanções internacionais contra o Brasil.
👉 📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

