Secretário de Corumbá é preso em operação do GAECO que investiga fraudes em Itaporã

Secretário de Corumbá preso na Operação Fake Cloud, que apura fraudes em contratos de Itaporã.
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de outubro de 2025

O secretário de Corumbá, Nilson dos Santos Pedroso, que atualmente compõe a atual administração no cargo de Secretário de Governo e Gestão Estratégica, foi um dos presos nesta quinta-feira (23) durante a Operação Fake Cloud, deflagrada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS). A ação, conduzida pelo Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc) com apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Itaporã e do GAECO, apura um esquema de fraudes em contratações públicas relacionadas a serviços de armazenamento em nuvem.

Secretário de Corumbá preso na Operação Fake Cloud, que apura fraudes em contratos de Itaporã.
Nilson Pedroso ocupa cargo de Secretário Municipal de Governo na atual administração de Corumbá

De acordo com o MPMS, a operação cumpriu três mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Campo Grande, Corumbá e Itaporã. Os alvos são investigados por organização criminosa, fraude em licitação, corrupção ativa e passiva.

Fraudes ocorreram em Itaporã, diz o Ministério Público

As investigações apontam que o grupo fraudava, desde 2022, processos de dispensa de licitação no município de Itaporã, simulando contratações para fornecimento de serviços de backup em nuvem que nunca foram efetivamente prestados. Segundo o Ministério Público, empresários e servidores públicos negociavam previamente as condições das licitações, com propostas fictícias e exigências técnicas que restringiam a concorrência, beneficiando uma empresa específica.

Operação Fake Cloud: MPMS cumpre mandados em Itaporã, Corumbá e Campo Grande por fraude em contratos públicos.

O MP afirma ainda que agentes públicos forneciam informações privilegiadas e estruturavam o processo de forma a garantir o êxito do grupo nas contratações. O nome “Fake Cloud”, que significa “nuvem falsa”, faz referência direta ao serviço contratado de forma irregular.

Prefeitura de Corumbá se manifesta sobre a prisão

Após a divulgação da prisão, a Prefeitura de Corumbá emitiu uma nota oficial afirmando que os fatos investigados não ocorreram no município e que acompanha o caso observando a legislação.

A nota no entanto, não informa se o município adotará alguma medida administrativa com o servidor ou até mesmo a exoneração, apenas diz acreditar na “presunção de inocência”.

Nota oficial – Prefeitura de Corumbá

A Prefeitura de Corumbá informa que tomou conhecimento da prisão do Secretário Municipal de Governo e Gestão Estratégica Nilson dos Santos Pedroso, pelo GAECO/MP-MS, referente a fatos supostamente ocorridos no município de Itaporã. Embora eventuais fatos não tenham ocorrido no município de Corumbá, a administração acompanha o desenrolar dos acontecimentos, observando a lei e a presunção de inocência.

Outras informações serão prestadas caso haja necessidade, quando houver desdobramentos oficiais do processo. A atual gestão reafirma seu compromisso com a legalidade, transparência e com a moralidade administrativa, não pactuando com qualquer desvio de conduta, abuso ou irregularidade no âmbito do serviço público municipal.

👉📸 Acompanhe também o Folha MS no Instagram

babybeef secretário de Corumbá