Mato Grosso do Sul foi o sexto estado brasileiro com mais trabalhadores resgatados de condições de trabalho escravo em 2024. De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), 105 pessoas foram retiradas dessa situação no Estado. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (28), Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.
No ranking nacional, Minas Gerais liderou o número de resgates, com 500 trabalhadores retirados de condições degradantes, seguido por São Paulo (476), Bahia (198), Goiás (155) e Pernambuco (137).
🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣
Em 2024, um caso de trabalho análogo à escravidão envolveu 20 trabalhadores resgatados de uma fazenda exportadora de limões em Aparecida do Taboado, a 458 km de Campo Grande. Entre os resgatados estava um adolescente de 16 anos, que, segundo o relatório preliminar dos auditores fiscais, foi retirado do flagrante por um empreiteiro terceirizado.
As inspeções revelaram alojamentos inadequados, falta de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e recorrentes acidentes de trabalho. A operação foi realizada em 15 de janeiro de 2024.

Outro caso ocorrido no ano envolveu o resgate de quatro trabalhadores estrangeiros em condições análogas à escravidão, em duas propriedades rurais na área do Forte Coimbra, em Corumbá, próximas à tríplice fronteira do Brasil, Bolívia e Paraguai.