Prefeito de Corumbá destaca importância da gestão democrática na educação

gestão democrática
  • Autor do post:
  • Post publicado:23 de janeiro de 2025

O prefeito de Corumbá, Dr. Gabriel, afirmou nesta quarta-feira, 22 de janeiro, que os profissionais de educação designados temporariamente para as funções de diretor de escola, diretor-adjunto e diretor de CEMEI têm um papel crucial no apoio à reimplantação da gestão democrática do ensino público, com eleição direta dos gestores e colegiados escolares.

Durante a abertura da reunião dos novos gestores com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, Dr. Gabriel destacou que sua administração está focada em “fazer a diferença na educação” e garantir melhores condições de ensino e aprendizagem na Rede Municipal. “Não podemos perder qualidade“, completou.

🚀Participe do grupo VIP do Folha MS e receba as notícias em primeira mão📣

A secretária de Educação, Mabel Sahib, explicou que a designação dos novos gestores proporciona “tempo hábil para adequarmos a legislação municipal para que possamos realizar as eleições nas escolas“. Mais de 50% dos gestores foram renovados e permanecerão no cargo por seis meses. “É uma orientação do prefeito Dr. Gabriel, que atende ao anseio da classe por renovação e espera pela gestão democrática nas escolas“, disse.

Mabel Sahib acrescentou que o trabalho visa resgatar a democracia na Rede Municipal de Ensino de Corumbá, conforme o Plano de Governo do prefeito Dr. Gabriel. “As pessoas designadas pro tempore passaram por um curso de gestão e uma prova que as declarou habilitadas e aptas para concorrer à direção escolar, assim como será com os coordenadores pedagógicos“, completou. Os gestores que deixaram as funções têm dez dias úteis para concluir o processo de transição.

O decreto número 3.372, de 20 de janeiro de 2025, estabeleceu as designações pro tempore de profissionais de educação para as funções de diretor de escola, diretor-adjunto e diretor de CEMEI.

As aulas na Rede Municipal de Ensino começam no dia 10 de fevereiro. Professores, administrativos e gestores retornam no dia 3 e participarão de uma jornada pedagógica ao longo da semana.

Com informações Ascom PMC