José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, faleceu nesta quinta-feira (24), aos 66 anos. O ex-boxeador sofria de demência pugilística, causada pela Encefalopatia Traumática Crônica (ETC), uma doença degenerativa que afeta lutadores e outros atletas devido a traumas repetidos na cabeça, semelhante ao Alzheimer.
A morte foi confirmada por Irani Pinheiro, esposa do ex-atleta, que relembrou momentos de altos e baixos ao lado de Maguila. “A gente teve momentos bons, momentos ruins, mas Deus sempre esteve conosco”, disse ela em entrevista a uma emissora de TV.
Maguila vivia no interior de São Paulo, onde recebia tratamento para a doença. Em abril deste ano, a família compartilhou imagens do ex-lutador praticando boxe ao ar livre, como parte de sua terapia para tentar amenizar os efeitos da doença. “Mais um dia de treino com nosso peso-pesado”, dizia a legenda do vídeo.
Em 2023, a TV Cultura lançou uma minissérie intitulada Maguila, Um Lutador, que contou a trajetória de sucesso do ex-boxeador, conhecido por suas conquistas no esporte e sua personalidade marcante.