O Ibama recebeu, na última segunda-feira (2), a quinta aeronave de combate a incêndios enviada de Portugal, um helicóptero bimotor turboeixo de grande porte. A aeronave, equipada com o sistema helibalde, tem a capacidade de lançar até 2,5 mil litros de água por vez, sendo crucial para apagar incêndios em áreas de difícil acesso no Pantanal. O helicóptero, que será deslocado para Corumbá, também pode transportar até 18 brigadistas, ampliando a resposta em emergências ambientais.
Esse reforço foi viabilizado pela Medida Provisória nº 1.240/2024, que permitiu o uso de aeronaves estrangeiras para o combate a incêndios no Brasil. Desde junho, a força-tarefa do Prevfogo, centro do Ibama, já enfrentou 112 incêndios no Pantanal. Até o momento, 71 foram extintos, 18 permanecem ativos e 23 estão controlados.
De janeiro a setembro de 2024, o Pantanal registrou 9.175 focos de calor, com a maioria concentrada em Mato Grosso do Sul, onde cerca de 2,5 milhões de hectares, equivalente a 17% da área total do bioma, já foram consumidos pelo fogo.