Na manhã desta terça-feira (30), a Polícia Federal deflagrou a operação nacional denominada Leafdown, direcionada a um grupo que armazena e compartilha material de estupro infantil. Em Campo Grande, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na prisão em flagrante de um dos alvos.
A operação mobilizou cerca de 200 policiais federais para cumprir 39 mandados de busca e apreensão em diversos estados, incluindo Mato Grosso do Sul, Amazonas, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.
O nome “Leafdown” faz alusão ao trabalho investigativo de desmantelamento de usuários que operam em ambientes cibernéticos específicos para a aquisição e disseminação de material de abuso sexual infantil, compartilhando esses arquivos com outros criminosos, inclusive de fora do país.
A Polícia Federal reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem crianças e adolescentes tanto no mundo virtual quanto no físico, visando protegê-los dos riscos de abusos sexuais. Os investigados responderão pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).