“Do Lixo ao Luxo”: Oficina em Ladário encerra com participação ativa da comunidade

Você está visualizando atualmente “Do Lixo ao Luxo”: Oficina em Ladário encerra com participação ativa da comunidade
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de junho de 2024

Na manhã dessa terça-feira, 18 de junho, aconteceu o encerramento da oficina “Do lixo ao luxo”, promovida pela Prefeitura de Ladário, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, em parceria com a SANESUL, por meio da empresa Sociallis Consultoria e Gestão de Projetos Sociais. Estiveram presentes o Prefeito de Ladário, Iranil Soares, o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Márcio Cavasana, além de integrantes da Gerência de Meio Ambiente – GEMAM, da empresa estadual SANESUL, Jane Laura Dias e Regina Oliveira.

O evento ocorreu na sede da Fundação, situada na rua Almirante Barroso, s/n, centro, ao lado da Escola Municipal Eduardo Malhado.

A SANESUL está realizando a ampliação da obra de esgotamento sanitário no município de Ladário e, em acompanhamento a obra, estão sendo oferecidas ações de educação ambiental às famílias beneficiadas. As ações sociais contempladas no Projeto de Trabalho Técnico Social, compreendem: visitas domiciliares, palestra, campanha escolar, curso de geração de renda e oficina com catadores de materiais recicláveis. Tais ações estão sendo conduzidas pela empresa Sociallis Consultoria e Gestão de Projetos Sociais, representada pela Assistente Social Luana Oliveira da Silva.

ed070c8258ecd1343ed843d4e49af7bc

Como uma das ações que compõe o Projeto de Trabalho Técnico Social, O Curso “Do lixo ao luxo”, com duração de 4 horas, contou com palestras sobre segurança, coleta seletiva e oficina de confecção de artigos com materiais recicláveis.

Durante o curso, foram apresentadas três palestras: “A importância do uso do EPI”, pelo facilitador Antonio Franco, Tec. Segurança do Trabalho; “Os bilhões perdidos no lixo”, pelo facilitador Luiz Eduardo da Costa Urt, Gestor Ambiental; e “Do lixo ao luxo: transformação de materiais recicláveis”, pela facilitadora Fabiola Flora da Silva, Pedagoga e artesã.

“Sou catadora há 24 anos e atuo no lixão de Corumbá. Achei interessante a sabedoria aplicada na reutilização dos materiais. Essa atividade é delicada sendo preciso saber trabalhar. Também gostei das orientações sobre aquilo que não devemos jogar no esgoto como fraldas e resto de comida, porque isso pode causar o entupimento dos canos e causar prejuízos a nós mesmos”, comentou Zilda Márcia Rodrigues da Silva, de 56 anos.

IMG 20240618 WA0026

“Agradecemos grandemente essa parceria, enquanto os conhecimentos aqui transmitidos auxiliar os participantes. A reciclagem possibilita esse trabalho bonito que beneficia a vocês diretamente e também toda a população, pois o reaproveitamento e nova destinação desse material impede a poluição do nosso meio ambiente”, disse o Prefeito de Ladário, Iranil Soares.