Ribeirinho de Porto Esperança recebe sorriso renovado em ação pioneira do Povo das Águas

No momento, você está visualizando Ribeirinho de Porto Esperança recebe sorriso renovado em ação pioneira do Povo das Águas
  • Autor do post:
  • Post publicado:2 de maio de 2024

Característica marcante do povo pantaneiro, o riso fácil voltou cheio de confiança para o jovem Adilson Vera Segate, morador da região de Porto Esperança. Após a passagem da equipe do Programa Social Povo das Águas, coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o ribeirinho conseguiu reconstruir, em resina, um dos dentes.

“Isso foi possível graças ao Consultório Portátil, um equipamento adquirido recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, que permite ampliar o atendimento oferecido aos moradores de região de difícil acesso da nossa cidade”, explicou o coordenador de Saúde Bucal da Prefeitura, Cláudio Alencar.

O procedimento foi realizado pelo dentista Eliano Bottega Ebeling e pela auxiliar de Saúde Bucal, Jussara Sanches, que integram a equipe da Ação Social.

“Agora esse equipamento estará presente não apenas no Povo das Águas, mas também atendendo outras comunidades aqui da região”, completou o gerente.

Os atendimentos

O programa social Povo das Águas levou atendimento a 239 famílias durante ação executada de 22 a 27 de abril na região do Baixo Pantanal. Neste período, a equipe multidisciplinar da Prefeitura de Corumbá atendeu a ribeirinhos que vivem no Porto Formigueiro e Volta Grande, Porto da Manga, Porto Esperança, Forte Coimbra e Porto Morrinho.

Foram realizados 221 atendimentos médicos, 253 atendimentos de enfermagem, 79 atendimentos odontológicos com 315 procedimentos. Houve a aplicação 395 doses de vacinas de rotina em 239 pessoas. Também foram aplicadas 60 doses de vacinas contra a covid-19 e 234 contra influenza H1N1 (gripe). A equipe da Saúde Municipal também realizou 02 visitas domiciliares e fez 05 curativos.

O Povo das Águas ainda fez o atendimento a 14 urgências de pessoas com pressão alta. Doze ribeirinhos receberam medicação injetável e houve necessidade de administração de medicação endovenosa para 01 pessoa. Foram promovidas 05 palestras com orientações em saúde e 02 visitas domiciliares.

Durante os trabalhos na região do Baixo Pantanal foram 31 ações de planejamento familiar (medicação); 91 atendimentos para hipertensão arterial (medicação) e 23 em saúde mental; 01 gestantes foram atendidas. Também foi realizado o atendimento médico de 27 crianças. Foram realizados 05 testes rápidos de gravidez e atendidos 25 pacientes com HA/DM.

O CRAS Itinerante realizou o atendimento a 239 famílias totalizando 808 pessoas; também promoveu 239 encaminhamentos e orientações; 08 atualizações do PAIF. Ainda foram 45 atualizações do CadÚnico e 07 inclusões no CadÚnico; além de 10 registros de BPC/Idoso e Deficiente. Foram cadastradas 218 famílias e realizadas 14 visitas domiciliares.

A equipe também executou a entrega de 185 cestas básicas. O programa Fluxo Legal fez a entrega de absorventes higiênicos para 81 mulheres. Houve 87 pesagens do Bolsa Família e 01 entrega de kit bebê.

O Povo das Águas fez a distribuição de 99 frascos de hipoclorito de sódio com as devidas orientações e entrega emergencial de 30 lonas. Houve a distribuição de 99 brinquedos e 106 crianças foram atendidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). Foram distribuídas 10 caixas de bermudas masculinas provenientes de doações da Receita Federal.

Nesta edição houve a participação da Defensoria Pública da União (DPU – CG/MS), que realizou 39 atendimentos para orientações jurídicas e acompanhamentos processuais. Servidores do Imasul-CG fizeram 71 atendimentos para formalização de processo para emissão de Autorização Ambiental para Pesca (AAPC); emissões de AAPC e orientações.

povo das aguas

A equipe da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura atendeu 74 ribeirinhos para esclarecimentos e orientações sobre o Sistema PesqBrasil; realização do cadastramento e recadastramento de Pescador e Pescadora Profissional Artesanal.

Servidores do Instituto de Identificação Gonçalo Pereira – MS (SEJUSP) atenderam 54 pessoas para emissão de RG e orientações para regularizações de certidões, CPFs e Título de Eleitor.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.