PF desarticula organização que vendia produtos químicos para produção de cocaína

Você está visualizando atualmente PF desarticula organização que vendia produtos químicos para produção de cocaína
  • Autor do post:
  • Post publicado:4 de abril de 2024

Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Federal deflagrou a Operação Acetatum, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pela comercialização clandestina de produtos químicos, principalmente o acetato de etila, utilizado na produção de cocaína.

A ação resultou na suspensão das atividades de sete empresas, sequestro de bens e indisponibilidade de imóveis.

Nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Corumbá (MS) e nas cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Vargem Grande Paulista e Diadema. Os alvos foram pessoas físicas e jurídicas responsáveis pela revenda irregular dos produtos químicos e pela movimentação dos valores auferidos com a atividade criminosa.

A investigação iniciou em 2021, após a apreensão de uma van boliviana em Corumbá, que tentava ingressar em território estrangeiro com 200 litros de acetato de etila e 25 kg de permanganato de potássio.

As apurações revelaram que os membros da organização criminosa são sócios de diversas empresas do ramo da indústria química e utilizavam uma complexa rede de compras e vendas, reais e fictícias, para adquirir produtos controlados, comercializados apenas com autorização especial, e utilizados na produção de cocaína.

Estimativa aponta que o grupo movimentou aproximadamente R$ 59 milhões durante o período investigado.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de produtos químicos destinados à preparação de drogas e participação em organização criminosa, cujas penas somadas podem chegar a 23 anos de reclusão.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular