Vereador cobra interligação das unidades de saúde da zona rural com a área urbana

Você está visualizando atualmente Vereador cobra interligação das unidades de saúde da zona rural com a área urbana
  • Autor do post:
  • Post publicado:12 de março de 2024

O vereador Nelsinho Dib está cobrando uma melhor estrutura de funcionamento das unidades de saúde existentes na zona rural de Corumbá, inclusive em Albuquerque, Porto Esperança e Forte Coimbra, visando melhor atender os usuários do sistema de saúde pública no Município.

Ontem, segunda-feira, 11, durante sessão ordinária, o vereador apresentou um requerimento direcionado à secretária de Saúde, Beatriz Assad, pedindo a realização de estudos necessários no sentido de implementar ou reativar, revendo a forma de funcionamento das unidades de saúde rurais já existentes, para que sejam interligadas às demais unidades da rede no Município, para aprimorar o atendimento.

Segundo ele, seria uma forma de “minimizar os gastos financeiros com deslocamento dos usuários do sistema residentes na zona rural para realização de consultas, coletas, exames, entre outros, na área urbana de Corumbá”.

“Acontece, continuou, é que muitos , quando chegam à cidade, tomam conhecimento de que o atendimento será em outra data, o que acaba resultando em prejuízos aos pacientes, um dinheiro que pode fazer falta aos seus familiares”, continuou.

Por isso mesmo ele pede à pasta de saúde, a interligação, de forma sistematizada, de todas as unidades rurais com as localizadas na área urbana, para evitar transtornos com viagens e gastos desnecessários. “Os usuários reclamam dos problemas em questões de saúde pública, por problemas decorrentes da falta de agendamentos e marcação de consultas, exames e outros, por meio de um sistema informatizado, para evitar chegar à cidade e tomar conhecimento de que a consulta previamente, foi desmarcada”, concluiu.

MERENDA ESCOLAR

Na mesma sessão o vereador cobrou informações do Poder Executivo, em relação ao fato ocorrido na Escola Municipal Rural Polo Paiolzinho, sobre a merenda escolar oferecida aos alunos, que estaria comprometida em sua qualidade, devido à presença de ‘larvas’.

Destacou ainda que, “pelo que se tem notícia, esse não parece ser um caso isolado e eventual, posto que, inclusive, se tem informações de um outro caso ocorrido agora, em 2024, e outros casos em 2023, na mesma escola, que motivou uma reunião no dia 5 de outubro, com a Lavratura de Ata, e que contou com as presenças de pais e representantes da Secretaria Municipal de Educação, para discutir o assunto”.

PARCERIA

Nelsinho sugeriu o estabelecimento de parceria entre a Sanesul, por meio de seu presidente Renato Marcílio da Silva; o deputado estadual Márcio Fernandes, e o prefeito Marcelo Iunes, no sentido de que sejam realizados os estudos, tratativas e encaminhamentos necessários, visando uma parceria com o Exército Brasileiro para a cessão de uma bomba d’água com capacidade operacional adequada, para atender a população civil e os militares no Distrito de Forte Coimbra.

Explicou que a Estação de Tratamento de Água existente na região e que pertence ao Município, está avariada, comprometendo o atendimento da comunidade local com água tratada já por cerca de 30 dias.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular