A instalação de um Laboratório de Fronteira no prédio do antigo Pronto Socorro Municipal de Corumbá é o que está sugerindo o vereador Nelsinho Dib, para ampliar os serviços de saúde na região pantaneira, e evitar gastos com construção de prédio para atender o serviço.
Durante sessão desta segunda-feira, 26, na Câmara Municipal, Dib apresentou uma indicação nesse sentido, direcionada ao governador Eduardo Riedel, e ao prefeito Marcelo Iunes. No documento ele sugere realização de estudos e análises cabíveis, para aproveitar o espaço com uma nova e importante ferramenta para atender a população da fronteira Brasil – Bolívia.
“Sabemos que Corumbá é o maior município brasileiro limítrofe com a Bolívia e com serviço de saúde sobrecarregado pelo fluxo significativo de uma população flutuante para atendimento à saúde. O Laboratório de Fronteira vai possibilitar uma sensível melhora e, principalmente, desafogar o sistema”, explicou.
Água Potável
O vereador está ainda recorrendo ao governador Riedel e ao prefeito Marcelo Iunes, bem como ao deputado estadual Márcio Fernandes, a realização de estudos necessários visando atender a comunidade de pequenos produtores rurais da região, com energia solar para funcionamento das bombas de água existentes nos poços artesianos que abastecem os assentamentos.
Conforme ele, com o sistema, os produtores terão uma sensível economia com energia elétrica, com reflexos direto na produção de todos os parceleiros. Observa que, além disso, o que for economizado, pode ser direcionado em outros itens da escala produtiva.
Obras Paradas
Em outro requerimento apresentado na noite de ontem, Nelsinho solicitou informações sobre paralisação das obras de construção da nova passarela elevada de pedestres sobre a linha férrea ligando os bairros Previsul e Maria Leite; da drenagem de águas pluviais e pavimentação asfáltica e lajotamento da Rua Rui Barbosa até a Granha Ligas, bem como das alamedas Maria Quitéria, Virgínia, e outras localizadas na região do Bairro Industrial.
O documento foi direcionado ao prefeito Marcelo Iunes e o vereador visa saber os motivos da paralisação, lembrando serem obras importantes que refletirá direto na acessibilidade dos moradores, além de melhorar as condições de tráfego de toda a região.
Além disso, solicitou serviços de recuperação de diversas ruas existentes na área urbana: Frei Mariano com a Alameda Salgado Filho, no Bairro Cristo Redentor; Sete de Setembro nas proximidades da nova praça do Bairro Cravo Vermelho; Rua Marechal Floriano entre Treze de Junho e Dom Aquino (ao lado do antigo Campo do Roseiral); Edu Rocha, entre Ceará e Paraíba, no Bairro da Nova Corumbá; Cuiabá entre Edu Rocha e Alan Kardec, no Bairro Dom Bosco, e da Rua Alcides dos Santos Mauro entre Edu Rocha e Cyríaco de Toledo, no Bairro da Nova Corumbá.
As solicitações visam permitir que estas vias estejam em perfeitas condições de tráfego, garantindo mais segurança no trânsito, minimizando riscos de acidentes, principalmente atropelamentos de pedestres.
Informações
Por outro lado, o vereador solicitou encaminhamento de relatório com informações detalhadas (local, metragem dos serviços executados, solicitação e ordem de serviço, bem como data da execução), das intervenções visando recuperação de vias públicas no período de 1.º de janeiro de 2023 até a presente data atual.
Justificou afirmando que “a solicitação atende cobranças efetuadas pela população, e que será uma oportunidade para apresentar à comunidade, os investimentos, que não são poucos, na recuperação de ruas e alamedas da cidade”.
Ainda à pasta de Infraestrutura, Nelsinho reivindicou abertura de arruamento em um trecho da Rua José Fragelli, entre as ruas Pará e Piauí, próximo ao Centro de Convivência dos Idosos, no Bairro Jardim dos Estados, em atendimento a pedidos dos moradores que encontram dificuldades em transitar pelo local e ter acesso aos seus imóveis. Ressaltou que a abertura vai ser importante também para o tráfego de veículos.
Disse ser necessária também uma limpeza com roçada, capinação, coleta de resíduos e de lixo), visando eliminar a sujeira de uma área próxima à Escola Municipal Ângela Maria Perez, e que é bastante utilizada pelas crianças, principalmente, que estudam naquele estabelecimento de ensino.
Trânsito
Ao diretor da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), José Wagner de Oliveira Junior, ele requereu a realização de serviços de pintura e manutenção dos redutores de velocidade existentes na área urbana.
Aproveitou a oportunidade e solicitou um redutor na Rua Major Gama entre as ruas Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Bairro Cravo Vermelho, para maior segurança no trânsito, minimizando riscos de acidentes.
Homenagem
Ainda na mesma sessão, Nelsinho teve aprovado requerimento aprovado por unanimidade em que homenageia com Moção de Congratulação o Grupo Quadri, proprietária da Rede de Supermercados Cidade Branca, em Corumbá, em nome das seguintes pessoas:
Dilamar Quadri, diretor geral do grupo; Gabriel Quadri, diretor da Rede de Supermercados Cidade Branca; Adélcio Daniel, diretor administrativo da Rede de Supermercados Cidade Branca, e Claudemir Teodoro Nascimento, gerente do Supermercado Cidade Branca.
A Rede de Supermercados Cidade Branca, fundada em 12 de setembro de 2013, é uma empresa que vem se destacando no seguimento de gêneros alimentícios na cidade e em toda a região pantaneira e transfronteiriça, empregando mais de 250 pessoas.
Atualmente, o Supermercado Cidade Branca conta com duas instalações, sendo uma na área central e outra no Bairro Popular Nova. É referência nos setores de produtos hortifrutigranjeiros, panificação em geral, açougue e, principalmente, um excelente atendimento dispensado à população.