Vereador pede retorno do escritório da AHIPAR para atender região pantaneira

Você está visualizando atualmente Vereador pede retorno do escritório da AHIPAR para atender região pantaneira
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de maio de 2024

O vereador Nelsinho Dib está buscando apoio do deputado federal Vander Loubet no sentido de viabilizar o retorno do escritório da Administração Hidroviária do Paraguai (AHIPAR) a Corumbá. A solicitação foi feita por meio de requerimento apresentado durante sessão ordinária de segunda-feira, 29, e contou com a assinatura do presidente do Poder Legislativo, Ubiratan Canhete de Campos Filho.

No documento os vereadores pedem que o parlamentar interceda junto Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), para a região voltar a ser atendida pelo órgão federal, tendo em vista ao fato de ser a maior cidade pantaneira banhada pelo Rio Paraguai e, por consequência, ao Pantanal Sul-mato-grossense.

“O Rio Paraguai é um dos principais rios da América do Sul, nascendo na Região do Planalto do Mato Grosso, e percorre vários países da América do Sul. Corumbá é um importante centro logístico e o modal hidroviário possui grande significância, não só econômica, mas também histórica, tendo o Porto de Corumbá, para a região do Pantanal e para a região Oeste do Estado de Mato Grosso do Sul, como sendo uma das principais portas de entrada para a navegação fluvial no Rio Paraguai”, observou Nelsinho.

Lembrou que a AHIPAR é responsável pela trafegabilidade do Rio Paraguai que tem uma extensão significativa dentro do município corumbaense, “o que justifica a importância do escritório do órgão à cidade, como forma de acelerar os serviços que, hoje, se tornam lentos, justamente pelo fato do escritório estar longe, 420 quilômetros da principal cidade pantaneira”.

NO SÃO GABRIEL

O vereador, por outro lado, solicitou ao prefeito Marcelo Iunes, a realização de serviços necessários para recuperação e manutenção das estradas existentes no Assentamento São Gabriel, inclusive do denominado ‘Travessão do Gasoduto’, visando melhorar as condições de trafegabilidade e transportes de produtos da agricultura familiar.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular