Operação contra o crime organizado prende três empresários em Corumbá

Você está visualizando atualmente Operação contra o crime organizado prende três empresários em Corumbá

Uma advogada, um policial militar, um pecuarista e empresários estão entre os 15 presos na Operação Hades, da SSP/AL (Secretaria de Segurança Pública de Alagoas) em conjunto com a Dracco (Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado) do mesmo Estado.

Em Mato Grosso do Sul, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Civil através do Dracco (Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado).

A operação ocorreu nas cidades e Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Jateí, Corumbá e Três Lagoas. A reportagem conseguiu confirmar a prisão de uma advogada na Capital, de um pecuarista em Dourados – já preso em na Operação Operação Geminus, da Polícia Federal, em dezembro de 2021 – de três empresários em Corumbá e de um policial militar em Três Lagoas.

Em Mato Grosso do Sul, quatro presos foram identificados como sendo o pecuarista N.O.R de 58 anos, e os três empresários de Corumbá, os sócios, D.E.D.C e S.N.S.S e o comerciante E.C.L.

De acordo com reportagem do Campo Grande News, em Corumbá, houve o cumprimento de prisão e de busca e apreensão na casa e empresas dos três citados acima.

Um dos presos, teria assumido em março de 2017, cargo em comissão na Prefeitura de Corumbá como assessor governamental III; em 2020, foi candidato a vereador e ficou como suplente. Recentemente, em outubro do ano passado, a Secretaria Municipal Infraestrutura e Serviços Públicos do município dispensou licitação para contratar a empresa dele.

S.N.S.S por sua vez é sócia nessa mesma empresa e dona de outra que comercializa brinquedos e artigos recreativos, além de realizar impressões e fotocópias. Em relação a E.C.L., a empresa dele comercializa mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns).

Os três foram presos temporariamente com base no crime de organização criminosa, assim como o pecuarista, que também é acusado com base na lei que institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas, em seus artigos 33 e 35, que citam produção, importação, venda e comercialização de entorpecentes e a associação criminosa para esse fim, respectivamente.

Em 2021, o pecuarista que é sócio-proprietário de uma transportadora em Dourados, foi preso por suspeita de estar envolvido em organização criminosa  que movimentava cinco toneladas de cocaína por ano de Mato Grosso do Sul para o Rio Grande do Sul.

WhatsApp Image 2024 02 01 at 11.02.22 empresários em corumbá
Veículos apreendidos durante operação nesta sexta-feira

Em junho de 2022, devido a problemas de saúde, ele conseguiu a concessão de prisão domiciliar com monitoramento eletrônico em decisão da 22ª Vara Federal do Rio Grande do Sul. Hoje, ele foi detido pelo Dracco de MS em sua casa, no Jardim Mônaco, em Dourados e foi para o sistema prisional.

No Mato Grosso do Sul, sob a coordenação do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), foram cumpridos 36 mandados, resultando na prisão de 15 pessoas e na apreensão de veículos, armas, joias, dinheiro em espécie e drogas. Além do DRACCO, participaram da ação os demais departamentos, sendo: DPC (1ª, 3ª e 5ª delegacias de Campo Grande e GOI); DPE (DECON, DEFURV) e DPI (DEFRON, 1ª DP Ponta Porã, SIG Três Lagoas, DP Paranhos, 1ª DP Fátima do Sul, DP Ladário, 1ªDP Jardim e 1ªDP Corumbá).

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular