Prefeitura de Ladário paga 14º salário aos agentes de saúde e endemias

Você está visualizando atualmente Prefeitura de Ladário paga 14º salário aos agentes de saúde e endemias
  • Autor do post:
  • Post publicado:19 de dezembro de 2023

A Prefeitura de Ladário anunciou nesta terça-feira (19) o pagamento do 14º salário aos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). A medida beneficia 61 servidores que atuam na atenção primária e na vigilância em saúde do município, Onde citaram 140 servidores, sendo 45 agentes comunitários de Saúde e 16 agentes de combate a endemias.

Prefeitura de Ladário paga o 14º salário

O 14º salário é um incentivo financeiro federal repassado aos municípios que cumprem as metas de qualidade e cobertura dos serviços de saúde. O valor total pago aos agentes é de R$ 161.040,00, representando um acréscimo na renda da categoria e um estímulo à economia local.

O prefeito Iranil Soares destacou que a Prefeitura de Ladário valoriza o trabalho dos agentes de saúde e endemias, fundamentais para a promoção e a prevenção da saúde da população.

Além de manter os salários em dia, Iranil afirmou que os agentes recebem mensalmente o incentivo financeiro estadual e dispõem de equipamentos de proteção individual, como protetor solar e repelente, fornecidos pelo executivo municipal.

Outra ação da Prefeitura de Ladário, segundo informou o município, é a oferta de educação permanente aos agentes. Por meio do “Projeto Saúde com Agente”, uma parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Ministério da Saúde e do CONASEMS, todos os ACS e ACE do município participaram de cursos técnicos em agente comunitário de saúde e em vigilância em saúde com ênfase no combate às endemias.

prefeitura de ladário paga 14º Salário

Os cursos tiveram a duração de 10 meses, sendo realizados na modalidade a distância, com encontros presenciais e atividades práticas.

Os concluintes receberam um kit com colete, chapéu com proteção solar, pasta personalizada, aparelho de pressão arterial e oxímetro. Todos também passaram a ter o nível médio de escolaridade e a nova nomenclatura de técnico em agente comunitário de saúde e técnico em agente de combate a endemias.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular