Documentário sobre Banho de São João será apresentado nesta sexta em Campo Grande

Você está visualizando atualmente Documentário sobre Banho de São João será apresentado nesta sexta em Campo Grande
  • Autor do post:
  • Post publicado:1 de dezembro de 2023

Nesta sexta-feira (1º), às 20h, o público poderá assistir gratuitamente ao documentário “Banho de São João – nas águas do Rio Paraguai” no Teatro do Mundo, em Campo Grande. O teatro fica localizado na Rua Barão de Melgaço, 177, no Centro da cidade.

O documentário, lançado em 2018, mostra a tradição do Banho de São João, uma festa popular que acontece em Corumbá, no Pantanal, em homenagem ao santo católico. Na noite de 23 de junho, os devotos descem as ladeiras da cidade carregando andores enfeitados com imagens de São João e mergulham-nas no Rio Paraguai, acreditando que assim receberão bênçãos e proteção.

A obra é fruto de uma pesquisa realizada pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Mato Grosso do Sul. A direção é da produtora audiovisual Elis Regina Nogueira e a produção é da professora Luciana Scanoni. O coordenador da pesquisa é o professor Álvaro Banducci Júnior.

Após a exibição do documentário, haverá um bate-papo com o público sobre a obra e a tradição do Banho de São João. O debate será conduzido pelo professor Banducci Júnior e pelo superintendente do Iphan no Estado, João Henrique dos Santos.